Cultura

FORA DA REALIDADE BRASIS, SENADO QUER CRIAR MAIS UM FERIADO NACIONAL

Brasil já tem 12 feriados nacionais (alguns feriadões) e quer mais
Tasso Franco , da redação em Salvador | 23/11/2021 às 10:09
Santa Dulce dos Pobres trabalhava de domingo a domingo
Foto: REP
   O Brasil tem excesso de dias santos e feriados, muito dos quais, sem o menor sentido como é o caso do finados. Agora, a Comissão de Educação do Senado aprovou na última quinta-feira (18) o projeto de lei do senador Angelo Coronel (PSD-BA) que cria o feriado de Santa Dulce dos Pobres, a ser celebrado anualmente em 13 de março (PL 4.028/2019). 

  Irmã Dulce foi canonizada em 2019 tornando-se a primeira santa brasileira da Igreja Católica. O relator, senador Flávio Arns (Podemos-PR) destacou o trabalho da Irmã Dulce em prol dos mais necessitados. A proposta agora segue para análise na Câmara dos Deputados. Como o Congresso Nacional vive no paraíso tropical de Brasília, fora da realidade brasileira, tudo é possível.

  Ora, quem conheceu a irmã Dulce e sua dedicação para erguer o Hospital Santo Antônio, no bairro de Roma, Salvador, hoje, OSID - Organização Social Irmã Dulce - um complexo hospitalar e de assistência social na Bahia, um dos mais importantes do país, dirigido por sua sobrinha, Maria Rita, sabe que a freira Dulce era uma trabalhadora de domingo a domingo, incansável, e não tinha domingos, feriados e dias santos para ela - salvo em suas orações para Santo Antônio, de quem era devotada - em trabalho diuturno.

  Não tem, portanto, cabimento, se criar um dia santificado para Dulce dos Pobres, salvo se a data fixa for num domingo - que já é santificado por natureza - e não venha atrapalhar as atividades econômicas do país. 

  O Brasol é o único país do mundo onde se tem 4 ou 5 feriados comemorativos da sua independência: o 7 de Setembro - libertação do jugo colonial portugues e criação do Império; o 15 de Novembro - queda do Império e criação da República; o 21 de abril - Tiradentes, movimento da Inconfidência Mineira; 2 de Julho - na Bahia, Independência da Bahia, 1823; e os feriados regionais da farroupilha, cabanada e outros. Desses todos só deveria persistir o 7 de Setembro.

  Dias santificados tem nacionais - vários deles - e regionais - centenas. Um absurdo. A começar pelo 12 de Outubro, de Nossa Senhora Aparecida, que deveria ser apenas em Aparecida, SP; e o 8 de Dezembro, Nossa Senhora da Conceição da Bahia - regional, na Bahia - que deveria ser somente em Salvador, na cidade baixa. 

  A semana santa é uma farra de feriados. O serviço público a partir da quinta-feira santa, ao meio dia, ninguém trabalha mais. E os regionais - São Pedro, São Jorge, São Roque, São João, etc, etc, têm as pencas.
Ainda temos o Natal - feriado para o Notel e também Jesus Cristo - a Confraternização Universal 1º de janeiro; e a confraternização dos Trabalhadores, 1º de maio; o Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro - em alguns estados. Ao todo, são 12 feriados e dias santos nacionais.

  Segundo um levantamento feito pela empresa americana de consultoria Mercer, os países com mais feriados são Colômbia e Índia, com 18 feriados cada um. No segundo lugar da lista, aparecem Tailândia, Líbano e Coreia do Sul, que possuem 16 dias de folga extra cada.

  Alguns países europeus também figuram entre os que possuem mais dias de folga, como Finlândia e Espanha, com 15 e 14 feriados, respectivamente. Entre os asiáticos, além dos já citados, o Japão figura no terceiro lugar com 15 comemorações nacionais.

  O Brasil - pelo visto - que ir para o topo da lista e quem quiser que se dane. (TF)