Cultura

MUSEUS CIDADES DA MÚSICA E DO CARNAVAL SÃO RETRATOS FIÉIS DE SALVADOR

Dois museus que contam a vida da cidade e de sua gente através da música
Tasso Franco , da redação em Salvador | 22/11/2021 às 10:25
Grupo de batuqueiros no Carnaval de Salvador
Foto: Rep Museu da Música
  O Museu Cidade da Música e o Museu Cidade do Carnaval, ambos em Salvador, separados um do outro pelo Elevador Lacerda ou pelo Plano Inclinado, uma vez que o primeiro fica na Praça Cayru - cidade baixa - e o segundo na Praça Ramos de Queiroz - cidade alta - têm concepções parecidas, um mais abrangente do que o outro porque trata da música baiana em seus diferentes ritmos e gêneros e o outro apenas para a música carnavalesca.

  Os dois, no entanto, são assemelhados na medida em que retratam a histórica de Salvador através da música e, obviamente, envolvem costumes, modas, adereços, a poética, as tecnologias, vestes, fantasias, todo um caldo de cultura da população de Salvador no seu jeito de ser. Trata-se, portanto, de museus instalados com alta tecnologia e que levam os visitantes a conhecerem a vida da capital baiana.

  O primeiro é mais 'higth tec' e é necessário levar um iphone para acompanhar as narrativas nas cabines e nos videos apresentados, portanto, o visitante precisa desse quipamento para monitorar o que pretende ver; no segundo não há essa necessidade e a exposição de peças do Carnaval - fantasias, instrumentos, adereços, etc - fica à mostra nas vitrines muito bem colocadas. 

  Outro detalhes importante é que a visita no Museu da Música precisa ser agenda na internet diante da grande procura do local e como e cidade ainda vive a pandemia do coronavirus há limitação de pessoas. No museu do Carnaval não há essa necessidade, porém, a pessoa pode enfrentar uma fila. 

   O importante destaca é que, em ambos, tem-se muitas informaões, valiosos, e vale a pena serem visitados. (TF)