Museu fica localizado ao lado do Plano Inclinado Gonçalves cidade alta
Tasso Franco , da redação em Salvador |
21/11/2021 às 19:31
Museu que conta a história do Carnaval de Salvador
Foto: BJÁ
No último dia da Flipelô, o Museu Casa do Carnaval da Bahia localizado na pracinha Ramos de Queiroz ao lado do Plano Inclinado Gonçalves - parte alta - funcionou com entrada gratuita e a fila foi imensa diante da quantidade de pessoas que esteve visitando o local e por causa do limite de 20 pessoas por grupo, com uso de máscara protetora contra a Covid. Ainda assim, que esteve no museu adorou o que viu e pde conhecer detalhes do melhor Carnaval de rua do planeta.
A Casa do Carnaval tem quatro pavimentos: o térreo, o primeiro andar, o terraço e o subsolo. Com uso da tecnologia e da interatividade conta a história da folia em uma viagem visual e sensorial, com diversos recortes temáticos da festa que está no âmago da cultura popular, das transformações sociais e da formação da identidade baiana.
A Casa tem curadoria de Gringo Cardia, o mesmo que comandou, também em Salvador, o projeto de implantação da Casa do Rio Vermelho – Jorge Amado e Zélia Gattai.
Possui maquetes, roupas e instrumentos emprestados por artistas da festa, fotos e documentos históricos e dois cinemas onde os visitantes irão poder aprender ritmos da festa caracterizados e com a ajuda de monitores. Várias projeções em vídeo também fazem parte do acervo. Hoje, essas projeções foram limitadas.
Ainda tem um subsolo com conteúdo digital para pesquisas sobre o Carnaval e o terraço com uma bela vista da Baía de Todos os Santos, onde funciona uma lanchonete (hone, fechada) e área de descanso e contemplação da cidade.