Cultura

EXPOSIÇÃO NA ESTAÇÃO DE METRÔ DE MUSSURUNGA TRAZ IMAGENS DE LIXO

Projeto é uma parceria da ONG Redemar Brasil com a CCR Metrô Bahia e retrata os bastidores das ações que retiraram mais de 13 mil resíduos do oceano
Darana RP , Salvador | 25/09/2021 às 18:25
Exposição Mussurunga
Foto: ONG Redemar Brasil/Divulgação

Quem transitar pela Estação do metrô de Mussurunga vai conferir a exposição fotográfica “O Mar Não Está Para Plástico”, realizada pela ONG  Redemar Brasil em parceria com a CCR Metrô Bahia. A campanha contou com a ajuda de voluntários chamados “guardiões das praias” na limpeza em trechos da orla de Itapuã, Rio Vermelho e Ribeira, com o objetivo de conscientizar a população para o impacto que o lixo causa nos ambientes costeiro e marinho. A partir desta ação, surgiu a exposição fotográfica, trazendo uma pequena mostra do tipo de lixo mais comum deixado nas praias. 

 

Para o presidente da Redemar Brasil, William Freitas, essa é uma oportunidade de manter a discussão em pauta. “Muitos países já vêm adotando políticas mais restritivas para comercialização de itens plásticos, principalmente os de uso único, como os canudos. São políticas que precisam estar alinhadas com a mudança de comportamento do ser humano, para que possamos de forma efetiva trazer transformações significativas para a triste realidade do impacto do lixo para os animais marinhos”. O gerente de comunicação da CCR Metrô Bahia, Álvaro Britto, destaca a importância social da ideia. “Quem passa pelo metrô é o mesmo cidadão que frequenta as praias da nossa orla e lembrá-lo da importância deste uso consciente é um valor muito importante e que pode fazer a diferença para as futuras gerações”, destaca.

 

A exposição fotográfica “O Mar Não Está Para Plástico” traz imagens dos bastidores das ações dos guardiães da praia e o público pode conferir ainda exemplos dos tipos de lixos mais comum deixados nas praias, com alguns itens que são até surpreendentes. É uma boa forma de conscientizar crianças e jovens sobre o tema. Essa é mais uma iniciativa que faz parte do projeto Vem Pra Cá, que visa trazer conteúdos de cultura e entretenimento para melhorar a experiência dos clientes que utilizam o metrô.

 

Sobre os Guardiões da Praia 


Resultados - À primeira vista, os guardiães da praia, voluntários que aderiram à campanha O Mar Não Está Para Plástico, pensavam que as praias de Salvador estavam limpas, entretanto, com uma média de 45 minutos de coleta nas praias de Itapuã, Buracão e Boa Viagem foram retirados 13.280 resíduos sólidos, destes, 4.880 eram filtros de cigarro.

 

No final do trabalho, foram coletados 3.831 resíduos sólidos na praia de Itapuã entre copos plásticos, palitos de picolés e churrasquinho, “bitucas” de cigarro e vidros; 5.817 itens na Ribeira; na praia de Boa Viagem uma média de 1,939 resíduos por metro quadrado e no Rio Vermelho a ação retirou do Buracão 1.470 filtros de cigarro, 246 fragmentos de carvão, 176 tampas plásticas e 160 espetos e palitos de madeira, entre outros resíduos, totalizando 3.632 itens, além de rejeitos (orgânicos e lixo sujo).

 

SERVIÇO: 

O quê: Exposição fotográfica “O mar não está para plástico”  

Quando: A partir de 22/09

Horário: 5h às 00h

Local: Estação do Metrô de Mussurunga

Quanto: Gratuito