Cultura

ESPAÇO GLAUBER ROCHA SERÁ MANTIDO E SAIRÁ O NOME DO BANCO ITAÚ

Governo do Estado diz que também busca alternativa
Da Redação ,  Salvador | 18/09/2021 às 07:27
Espaço Glauber Rocha
Foto: A Tarde
   Os sócios do espaço Glauber Rocha, Adhemar Oliveira e Claudio Marques, anunciaram nesta sexta-feira, 17, que o local seguirá funcionando. Na quinta-feira, 16, o Espaço Itaú de Cinema, programa do banco Itaú Unibanco, havia informado o fechamento da unidade em Salvador.

De acordo com o comunicado, os empresários disseram que chegaram em acordo com o Itaú e que será cedido "todos os atuais equipamentos e instalações". Além disso, o cinema não irá mais operar com o nome do Itaú, mas precisará permanecer fechado para mudar a comunicação visual e outros ajustes, "mas terá a sua reabertura o mais breve possível".

“Os empresários Adhemar Oliveira e Claudio Marques, atuais sócios do cinema Glauber Rocha, darão continuidade à operação, depois de acordo com o Espaço Itaú de Cinema, que vai ceder todos os atuais equipamentos e instalações. O cinema passará a operar sem o nome Espaço Itaú de Cinema e permanecerá fechado para a mudança da comunicação visual e outros ajustes necessários, mas terá a sua reabertura o mais breve possível", diz trecho da nota.

GOVERNO SE MEXE

O governador Rui Costa determinou que haja uma articulação entre as secretarias da Educação, Administração, Fazenda e de Cultura na busca de uma solução que viabilize o funcionamento do Cine Glauber Rocha, espaço cultural que pertence ao Estado e é administrado em sistema de concessão.

A manutenção da parceria é de extrema importância para a cena cultural da cidade. Além do desejo da renovação do contrato com a atual gestão do espaço, o governo tem subsidiado o aluguel durante a pandemia. “Estamos buscando outros apoios, de forma a oxigenar o Cineteatro Glauber Rocha, até a total retomada das atividades no espaço”, reforça a secretária de Cultura, Arany Santana.

A mobilização envolve a busca de apoio também da iniciativa privada e de outros parceiros para que a Bahia não perca esse importante equipamento que leva o nome do principal expoente do Cinema Novo no Brasil.