Cultura

SESC: ARTES VISUAIS PRODUZIDAS POR MULHERES INDIGENAS É TEMA NA BAHIA

O evento reforça o protagonismo de Mulheres Indígenas com uma programação formada por mesa de debate e três oficinas gratuitas online.
SESC , Salvador | 26/08/2021 às 15:46
Déba Tacana, de Porto Velho
Foto: SESC

Com o intuito de evidenciar e registrar a produção artístico-cultural de pessoas indígenas e negras de nosso país, o Identidade Brasilis realiza mais um ano de programações online. Como parte dessas atividades, o Sesc Bahia oferece ao público uma mesa de debate e três oficinas, entre 27 de agosto a 10 de setembro, que abordam a produção nas artes visuais de mulheres indígenas, com atividades transmitidas pelo canal do Youtube da instituição e com acesso gratuito (www.youtube.com/SescBahiaOficial). O evento promove as produções artísticas e elaborações educativas de mulheres indígenas de diferentes povos, identidades e contextos de territórios ancestrais: Macuxi, Pataxó e Tacana, a partir da visão de artistas visuais e também educadoras. 
 
O Identidade Brasilis na Bahia tem início no dia 27 de agosto, às 16h, com a mesa de debate sobre o tema “Mulheres Indígenas nas Artes Visuais Contemporâneas: Olhares, Perspectivas e Narrativas”, uma transmissão “ao vivo” com tradução simultânea em Libras, e tem como convidadas (e responsáveis pelas oficinas da programação): Georgina Nascimento (Boa Vista - RR) - artista visual indígena Macuxi, graduada em licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Federal de Roraima; Arissana Pataxó (Santa Cruz de Cabrália - BA) - artista visual Pataxó e professora na Educação Escolar Indígena, possui graduação em Artes Plásticas e mestrado em Estudos Étnicos e Africanos pela UFBA; e Déba Tacana (Porto Velho-RO) - artista visual Tacana e Cigana, licenciada em artes visuais pela Universidade Federal do Vale do São Francisco e mestra na linha de ensino das Artes Visuais para formação de professores pela Universidade Estadual de Santa Catarina.

As oficinas, que tiveram inscrições até 24/08, têm início no dia 30 de agosto e seguem até 10 de setembro. A lista de participantes será divulgada no dia 28/08 nas redes sociais da instituição. São 3 temáticas distintas:
A Temática Indígena no Ensino das Artes Visuais – Desafios e Perspectivas, com Déba Tacana (Porto Velho – RO). Período: 30/08 a 1º/09, 18h às 20h (online). Público: Professores de artes não indígenas que atuam na rede escolar e professores de licenciaturas.  
Pintura Corporal e Grafismo Indígena, com Arissana Pataxó (Santa Cruz de Cabrália - BA). Período: 2 a 4/09, 18h às 20h (online). Público: artistas, professores de artes e demais interessados.
Corpo, Memória e Bordado, com Georgina Sarmento (Boa Vista - RR). Período: 8 a 10/09, 18h às 20h (online). Público: Artistas e público adulto em geral.

Mesmo com a retomada das ações presenciais, o Sesc Bahia mantém sua programação online que é veiculada nas redes sociais da Instituição. Para ficar por dentro de tudo que vai acontecer