Cultura

DICAS DO SERAMOV: SIMPLICIDADE, COMO OBTER O MAIS COM O MENOS

Você está no mercado, você está na feira e já ouviu dizer que morreu alguém porque comprou um quilo de feijão? Não.
Tasso Franco , da redação em Salvador | 22/08/2021 às 10:45
O feijão nosso de cada dia
Foto: BJÁ


 Falo do tema simplicidade. Como você consegue com menos obter o mais. Parece uma coisa complexa, mas não é. A simplicidade é uma das práticas do bom senso, da intuição; e você deve ficar bem atento a isso que o mundo atual está cheio de complicações, de coisas que tentam lhe oferecer dificuldades para que você obtenha a mesma coisa que você obtém sem precisar de todos esses percalços.

 O mundo atual está com muito técnico para tudo, de pessoas que acham que entendem de tudo e é cada nome complicado que apareceu - cientista de dados, gestor de resíduos, coaching, engenheiro de processamento de dados, engenheiro ambiental, gestor de IA, especialista em trainer, etc - a maioria dessas coisas não serve para nada. Algumas servem, outras não servem para absolutamente nada. Então você tem que estar atento a essa questão.

 Quando você vai no supermercado ou numa feira Livre comprar 1 kg de feijão, o que é que você observa? Observa se o produto é bom e olha a qualidade do produto. Se for numa feira livre você pega no produto, vê se ele é novo, o preço praticado e compra o feijão. Pronto, não precisa saber se o feijão tem alcalinidade tal, se o feijão faz mal ao colesterol, se o feijão ele tem um ferro não sei lá das quantas, nada disso precisa saber. 

 Você está no mercado, você está na feira e já ouviu dizer que morreu alguém porque comprou um quilo de feijão? Não. 

 Olha virou uma praga, virou uma obsessão, você vai numa concessionária de automóveis comprar um veículo, aí chega lá diz que quer comprar um veículo e fala das suas condições financeiras. Aí vem o vendedor e  diz: “Olha esse carro aqui é um carro muito bom. Depois afirma: “Agora meu amigo tem um carro aqui que é completo, só falta falar. Tem isso, tem aquilo, tem não sei o que”. 

   Olha, você já ouviu falar em carro incompleto. Você conhece algum carro de três rodas? Todo carro tem quatro rodas, todo carro tem embreagem, todo o carro tem motor, todo o carro hoje tem um sistema computadorizado, então não precisa esse palavreado todo para você comprar um veículo, porque, o que é que acontece, o cara coloca dificuldades, coloca uma série de artifícios que você vai comprar um produto que é o mesmo que você compraria. Não precisa essas coisas todas, esses artifícios todos. 

   Hoje, faz-se palestras e oferece-se cursos pela internet de tudo. Até na área da medicina, na área da psicologia, na área da sociologia, yoga tem não sei quantos, emagrecimento tem dezenas, para engordar também tem. É todo um sistema que foi montado na internet para lhe oferecer determinados produtos, determinadas coisas que você não precisa de nada disso. 

   Então a simplicidade é a questão principal, você tem que observar isso. Você tem que olhar as coisas que lhe interessam, simplesmente. Não precisa todas essas orientações e essas coisas que são colocadas da internet e em outros locais. 

   A Suíça é um dos países mais civilizados do mundo. Tem um dos maiores índices de qualidade de vida do mundo. Você já ouviu falar do presidente da Suíça? Você conhece presidente da Suíça? Você já ouviu falar de alguma Universidade da Suíça? Alguma coisa especial na Suíça? A Suíça fabrica - o que mais a gente conhece - relógios. Mas a Suíça tem um padrão de vida elevadíssimo e controla boa parte do dinheiro do mundo. 

  E o que é isso? A Suíça pratica a simplicidade. O governo lá é dirigido pelas comunidades, pelas comunas, que chamam de cantões. Mas, a moda é fazer um mestrado em Harvard, em Princeton, em Stanford, em Cambridge, agora em Tóquio ou então em Pequim, na China.

   A Noruega é um outro exemplo. A Noruega é um dos países mais desenvolvido do mundo. Os níveis de segurança na Noruega e na Suíça são elevadíssimos - não tem violência - não tem essas coisas que acontecem no Brasil e em outros países. 

   Você já viu alguém falar que fez um curso de segurança na Noruega? De técnicas avançadas de segurança na Suíça ou na Noroega? Não. A única coisa que a gente conhece da Noruega é o bacalhau. E por que que os caras lá tem um padrão de vida elevadíssimo? Porque eles adotam o sistema da simplicidade, das comunidades. A coisa provindo de baixo para cima, com honestidade, sem corrupção. 

   É isso. Essa questão da simplicidade é que você precisa observar com muita atenção na sua vida real porque muito dessas coisas que você vê falar: planejamento estratégico, pedagogia libertadora, análise de dados de não sei o que. Tudo isso tem algum sentido mais na vida prática não serve para nada.

  A Bahia, segundo a Secretaria de Educação, adota a pedagogia Libertadora de Paulo Freire e os alunos têm as piores notas do ENEM no ensino fundamental. Então tudo isso são artifícios, são coisas que são colocadas na cabeça das pessoas mas que na realidade, na prática, não funcionam. 

    Na nossa vida real elas não têm valor significativo. O escritor Libanês Nassim Nicholas Taleb é autor de vários livros, inclusive eu estou lendo agora o livro dele “Antifrágil”, e um deles chama “A lógica dos Cines Negros”. Cisnes Negros, para ele, são esses burocráticas, esses CEOS, esses técnicos de economia que comandam o grande bolo financeiro da humanidade, mas não preveem muitas coisas que acontecem no mundo. 

   Então eu vou dar um exemplo assim bem simples, você pode engordar durante uma semana se você é magro? Não, você vai ter que fazer um trabalho demorado. Você pode emagrecer - você é gordo - pode emagrecer em uma semana? Não. Mas você pode perder uma fortuna aplicando seus recursos, que você amealhou muitos anos através de uma das dessas informações que são passadas pelos cisnes negros às bolsas de valores. Veja a diferença como isso é interessante.

   Dois escritores criaram métodos mais simples para previsões, interferências na vida, para que a vida funcione melhor. E é isso que nós temos que adotar na prática, na nossa vida do dia a dia. Então como eu faço nos meus programas, as dicas do Seramov, vou dar aqui as cinco dicas das flechas douradas da mão de Seramov, para orientar vocês em alguma coisa.

  A primeira delas: ignore muitas coisas e haja pelo bom senso. A física e a matemática são ciências exatas, elas são quem mais acertam. Você está vendo as pesquisas - são dados para lá e pra cá, mixagens, computadores, análises, não sei o quê, não sei o quê mais. E o que a gente vê nas pesquisas no Brasil, nos últimos anos - as pesquisas eleitorais por exemplo - a maioria errou. Os EUA têm pesquisa de tudo, qualquer coisa se faz uma pesquisa; quando você vai ver o que é não tem sentido nenhum. Então fique atento para  essas coisas complicadas. 

  A segunda dica é você a fazer a heurística. É uma palavra aparentemente complicada, mas significa: regra básica que torna as coisas mais simples, mas fáceis de implementar. Então toda vez que você for fazer alguma coisa que você sente que está sendo enganado - você lembra dessa palavrinha - heurística. Vou fazer uma heurística  e não vou nesta não, vou embarcar em outra.

  A terceira dica é: o que você nos programas de televisão, nas propagandas, na internet, não são na vida real o que você vai encontrar no supermercado e nas lojas. Então você tem que estar muito atento a isso, pois, se vende uma coisa e se entrega outra. Vende-se até ilusão. Vou dar um exemplo simples: uma pasta de dente. Você vê na propaganda um tubo com embalagem enorme. Quando você chega no mercado e abre a embalagem, vê que o recepiente que contém o produto é pequeno. Isso é só um exemplo. Até os biscoitinhos tipo maizena, que a gente comprava maiorzinho, agora tão pequenininhos. Então é preciso você ficar atento a essas questões. A propaganda na televisão e a propaganda na internet não são o que você vê na realidade. Analise na hora de comprar opte pela simplicidade.

  Quarta dica: o excesso de informações dos aparelhos celulares é um problema seríssimo e que você precisa ter um certo controle. Senão você vai ficar vendo isso e ser atropelado por um caminhão na rua. Quantas pessoas às vezes morrem fazendo fotografia de selfies. Esse excesso de informações - esse excesso de coisas - você tem que fazer um filtro e optar pelo lado da simplicidade. Não aceite esse excesso de coisas que são colocadas na sua mente.

   E a quinta e última dica é um provérbio da Máfia que diz o seguinte: se foque sem tirar a pedra do sapato. O que significa isso? Às vezes a gente está com a pedra no sapato que foi colocada por terceiros, você caminha com dificuldades, porém, não perca o foco. Adiante, você retira a pedra do sapato.