Cultura

ACBEU COMEMORA 80 ANOS NA BAHIA

Para celebrar a data, um e-book com depoimentos de Conselheiros, funcionários, alunos e parceiros da instituição será lançado neste mês
Brisa Carvalho , Salvador | 17/08/2021 às 18:32
Associação Cultural Brasil – Estados Unidos
Foto: Divulgação

Há 80 anos a Associação Cultural Brasil – Estados Unidos (ACBEU) se estabelecia em terras baianas. Em agosto de 1941, data de sua fundação, Salvador era diferente de como é conhecida hoje em dia. Junto à cidade, a ACBEU também cresceu, e assumiu a missão de trabalhar em prol da educação e da cultura. A entidade sem fins lucrativos foi fundada por um grupo de rotarianos, e logo se tornou referência no assunto. O carro-chefe da instituição é o Programa de Inglês, onde se destaca por ser a única do gênero reconhecida pelo governo norte-americano no estado, além de ser certificada pela Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil. 


Trazendo em sua filosofia a dedicação constante ao fomento e difusão da cultura, ao longo de sua história, a associação esteve também à frente de diversas iniciativas. Por vários anos, o Teatro ACBEU e a Galeria de Arte proporcionaram à sociedade baiana uma variada programação com espetáculos de dança, música e peças teatrais. “Nos anos 90 pude realizar um dos meus maiores projetos de trabalho: o Coral ACBEU. De 1995 até o final de 2019, mais de mil alunos fizeram parte daquele que considero ter sido um dos melhores corais do Brasil e um dos mais animados”, afirma o maestro baiano Cícero Alves, uma das figuras presentes no e-book de 80 anos da ACBEU, que será lançado neste mês. Hoje, a instituição mantém o Hub de Cultura e Inovação, que abarca a Galeria e a Educação Maker, uma iniciativa voltada para a formação de empreendedores capazes de desenvolver habilidades que possibilitam a criação de objetos e projetos.


De acordo com Durval Freire de Carvalho Olivieri, presidente da ACBEU, desde a sua criação, a instituição esteve atenta às necessidades sociais, buscando formas não só de inserir os alunos no idioma, mas de proporcionar uma imersão cultural total, que contribua para a formação profissional de líderes. “Nos empenhamos em ir além do trabalho desenvolvido em nossas escolas, oferecendo soluções educacionais para empresas e outras instituições de ensino. Temos o firme propósito de colaborar com o desenvolvimento do estado através da capacitação de pessoas. Já são várias gerações de novas lideranças que conquistaram seus espaços em suas vidas profissionais e pessoais. Acreditamos que muitas outras gerações passarão por esta tão admirada instituição que é patrimônio da Bahia”, afirma Olivieri.


Projetos sociais marcam a história da ACBEU, que no decorrer dos anos desenvolveu diferentes programas, proporcionando instrução e o enriquecimento cultural para estudantes de baixa renda por meio de bolsas de estudos. Em parceria com a Embaixada Americana e o Consulado Americano Geral do Rio de Janeiro, o projeto Access For Teens ofereceu diversas atividades voltadas para alunos da rede pública. Clubes de conversação e de teatro, aulas de reforço, palestras e participação em projetos comunitários estão entre as ações já realizadas. O trabalho em conjunto também beneficiou professores de escolas do ensino público estadual e municipal. Os programas gratuitos Public School Teacher Development Program e Access For Teachers possibilitaram aos profissionais o aperfeiçoamento linguístico, imersões, excursões e workshops.


Novas Perspectivas


Celebrando o passado com o olhar atento ao futuro, a ACBEU vem buscando acompanhar as necessidades e tendências globais. Webinars, seminários, oficinas e espetáculos realizados de forma on-line, agora fazem parte das programações desenvolvidas. A tecnologia vem sendo utilizada pela instituição para alcançar novos públicos também na esfera educacional, de modo a ampliar a sua área de atuação e flexibilizar o acesso dos cursos para alunos em outras regiões através da modalidade de ensino on-line. Visando a retomada do crescimento da economia, a instituição alia experiência e relevância aos métodos modernos de aprendizagem para continuar na vanguarda no mercado da educação. “Nossos professores receberam a capacitação necessária para o ambiente on-line. Conseguimos manter o padrão de qualidade e os diferenciais da metodologia, adequando a forma de aprender com outras estratégias e ferramentas”, afirma Athiná Arcadinos Leite, superintendente da ACBEU.


Segundo Athiná, através de pesquisas realizadas com estudantes do digital, o curso de inglês vem sendo bem aceito e avaliado de forma positiva. Para a superintendente, a iniciativa beneficia pais e estudantes, que agora podem escolher a modalidade de sua preferência. “Reunimos esforços para adaptar a nossa metodologia ao âmbito virtual. O ensino remoto nos permite vislumbrar novos caminhos, nossa meta é levar educação de qualidade para além da capital e da região metropolitana. Almejamos ampliar cada vez mais nossa atuação no interior baiano, em cidades como Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus, Itabuna, Ilhéus, Luís Eduardo Magalhães e Vitória da Conquista”, exclama. Nos cursos semestrais, a instituição já conta com alunos que moram no Chile, México, São Paulo e Brasília. “Sonhamos alto com o futuro. Nos próximos 80 anos, desejamos ir além das divisas e fronteiras, levando nossa educação para outros estados e países”, acrescenta Durval Olivieri.


Programa Education USA


Ao longo da sua existência, a instituição se diferenciou por ser a única instituição a oferecer o serviço gratuito de consultas educacionais aberto à comunidade, para quem quer estudar nos Estados Unidos. O Education USA é o único programa oficial do Departamento de Estado Americano autorizado a oferecer orientações sobre oportunidade de educação no ensino superior norte-americano – desde o visto e exames exigidos, até a admissão no programa de bolsas em universidades americanas e manutenção da conexão entre as instituições educacionais americanas e brasileiras.


Desenvolvimento Econômico e Sustentável


ACBEU está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ODS/ONU (Agenda 2030), a Governança Socioambiental (ESG), e com os princípios da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE). Também é a única instituição na Bahia reconhecida pela US Mission Brasil como um Centro Binacional e American Space, membro da Coligação das Entidades de Cultura Brasil - Estados Unidos, que têm como principais objetivos o ensino de inglês com excelência e a promoção da compreensão mútua entre Brasil e Estados Unidos.