Cultura

CASA CRIATIVA CULTURAL COLABORAÊ ABRIGA ATELIÊ DE ELANO PASSOS

A Colaboraê também é a residência do coletivo feminino de samba Sambaiana e do Cuia Gastronomia, assinado pelo chef Alê Bernardes
MARCELA OLIVA ,  Salvador | 10/08/2021 às 11:23
Ela Passos na Colaboraê
Foto: DIV
  A Colaboraê, casa criativa, cultural, multiplataforma e que fomenta a conexão entre pessoas, é nova a residência artística e ateliê do artista plástico Elano Passos. No espaço, localizado no Rio Vermelho, o artista vai criar as suas peças e também receber clientes para mostrar suas obras, conhecidas pelo seu traço marcante e singular. “Estar em um ambiente que tem a arte pulsando em todas as suas áreas está sendo importante e mais um estímulo. Além de poder receber, seguindo todos os protocolos, as pessoas para mostrar a produção”, diz Elano.

A Colaboraê também é a residência do coletivo feminino de samba Sambaiana e do Cuia Gastronomia, assinado pelo chef Alê Bernardes. “Essa é a Colaboraê, um espaço que fomenta a Economia Criativa da Bahia, com música, artes plásticas, gastronomia e vem mais por aí”, conta Ju Moraes, idealizadora da casa. A Colaboraê fica localizada na Rua Borges dos Reis, 81, no Rio Vermelho, e para mais informações o instagram é @colaborae.

Sobre Elano Passos -  Elano Passos é traço e essência. Um artista plástico que não para de criar. Através da singularidade de seu desenho traz o cotidiano, lugares, pessoas e lembranças, como forma de respiro. Seu traço marcante traz vida e movimento a diferentes elementos, com a pureza das formas e com acabamentos fiéis à realidade. Sensível, preciso, criativo, sua identidade artística é um abraço para quem vê.  E quem vê Elano, o encontra em diferentes formatos. Seja em tela, parede, porcelana, madeira ou nas ilustrações em papel, o artista já está presente em todo o Brasil.

As criações de Elano nascem da sua mente inquieta e da vontade de levar a sua arte para diferentes tipos de espaços e tamanhos. “Faço o mínimo possível para revelar o que eu quero. Ouço histórias, estudo e traduzo os sentimentos no meu desenho”, conta o artista. Seus personagens não têm cabelos, mãos ou pés definidos, mas quem olha, enxerga movimento, porque Elano dialoga com o que é fundamental. Todo o processo que realiza é manual, o que garante desenhos exclusivos em cada obra.