Cultura

DIVERSIDADE GERACIONAL E FOCO NA GERAÇÃO 50+ É TEMA DE LIVRO

Presença dos profissionais acima de 50 anos devem ganhar maior atenção no mundo pós-pandemia
Sílvio César Tudela , Salvador | 04/08/2021 às 17:21
Maiza Neville e Fábio Rocha lançam livro neste mês de agosto
Foto: Divulgação

            Uma das novidades editoriais mais aguardadas deste ano do mundo empresarial está em vias de chegar ao mercado, neste mês de agosto. Com apoio da Fundação Maria Emília (FME) e do Sebrae-BA, o livro “Diversidade Geracional: mutações, transformações e impactos dos 50+ nas organizações e sociedade” foi elaborado com o intuito de mostrar as mudanças decorrentes na pirâmide populacional, bem como os impactos nas organizações, mercado de trabalho e sociedade, principalmente num cenário pós-pandemia.

 

            De acordo com os autores Maiza Neville e Fábio Rocha, o objetivo da obra é disponibilizar aos leitores, sobretudo aos profissionais acima de 50 anos, uma publicação que contribua na ampliação da visão sobre as perspectivas do mercado de trabalho, visando subsidiar a tomada de decisões para uma vida longeva e produtiva na carreira, seja com emprego, empreendendo ou profissional autônomo.


            Os mais de 20 especialistas entrevistados pelos autores e que dão consistência e variedade ao livro são CEOs, profissionais experientes na área de gestão, consultores, executivos ou empresários. “Todos compartilham a visão de que é urgente observar as mudanças e os impactos decorrentes das transformações na vida e carreira dos trabalhadores, organizações e sociedade, vindas do acelerado processo de envelhecimento populacional, assim como as relações e as trocas de experiências com as mais novas gerações”, explica Maíza Neville.


            De acordo com Fábio Rocha, os números em escala mundial e nacional alertam para a importância de ações estruturantes com foco em criação de estratégias, espaços e meios que suportem essa transição de conceito na sociedade. “Tendo em vista essa realidade, ainda são tímidos os movimentos estruturados em torno de políticas públicas, legislação e práticas de gestão nas organizações, que demonstram priorizar e valorizar a geração 50+”, afirma o autor.


            Autores


            Professores, especialistas em carreira, consultores e sócios-fundadores da Damicos Consultoria, empresa com 28 anos de experiência no mercado local e nacional, Maiza Neville é mestre em Desenvolvimento do Potencial Criativo pela Universidade de Ciências da Educação de Santiago de Compostela (Espanha) e especialista em Administração e Desenvolvimento de Recursos Humanos e Consultoria Organizacional. Fábio Rocha possui mestrado em Responsabilidade Social e Sustentabilidade pela Universidade Federal Fluminense (UFF), é bacharel em Administração de Empresas e pós-graduado em Comunicação Social (UNIFACS).


            Novos conceitos


            A palavra 'senioridade' é utilizada, com frequência e de quase forma natural, para se referir aos profissionais que possuem muito tempo em sua profissão, geralmente acima de 20 anos, caracterizando pessoas com formação mais aprofundada e que possuem maior nível de autonomia e conhecimentos aplicáveis nas escalas decisórias e estratégicas nas organizações.


            No livro "Diversidade Geracional" este conceito é amplamente abordado, assim como Longeratividade, Geração Prateada e outros, ganhando, num sentido mais amplo, novos significados. Em todos eles, fica evidente que este segmento da população merece atenção especial em nível profissional e pessoal, pois cada vez mais existe, num mercado competitivo, a busca pela superação de obstáculos, a igualdade de oportunidades e a valorização nas organizações, no mercado de trabalho e na sociedade.