Cultura

SEC MANTÉM ABERTURA DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA DIA 9; APLB PERDE FORÇA

APLB vai à reunião no governo e mantém posição anterior: vacinação a todos professores
Tasso Franco , da redação em Salvador | 29/07/2021 às 12:04
Alguns professores dizem que a APLB está fazendo jogo de cena
Foto: Serin
   
O Governo do Estado, através das secretarias de Relações Institucionais (Serin) e da Educação (SEC), promoveu mais uma reunião com representantes da APLB Sindicato, na noite desta quarta-feira (28), na sede da Serin. O encontro presencial contou com a participação dos secretários Luiz Caetano e Jerônimo Rodrigues. A APLB se posicionou contra a as aulas híbridas do ensino médio que começaram na útlima segunda-feira (26). Para os estudantes do Fundamental, o ensino híbrido começa no dia 9 de agosto. A APLB voltou a dizer que é contra, mas, a SEC mantém o calendário. Professores mais criticos dizem que a APLB está fazendo jogo de cena.

O titular da Serin, Luiz Caetano, afirmou que todos os esforços estão sendo empreendidos pelo Governo, visando a segurança, tanto dos alunos quanto dos educadores. “Por isso, é importante o diálogo com os professores para que esta segunda fase do ano letivo seja realizada com êxito”, afirmou, ao adiantar que uma nova reunião será realizada na próxima terça-feira (3).

O secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, citou a queda nos indicadores da Covid-19 na Bahia; o avanço na vacinação para toda a população e para os trabalhadores da Educação; e destacou a adequação das escolas para o cumprimento dos protocolos de biossegurança. Disse, ainda, que estes critérios possibilitaram a decisão pela passagem do ensino remoto, iniciado no dia 15 de março, para a fase semipresencial na rede estadual de ensino.

Sobre a vacinação, Jerônimo lembrou que a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) da Bahia, uma instância do Sistema Único de Saúde (SUS) e que reúne os 417 municípios do estado, já autorizou a vacinação para 100% dos profissionais da Educação. Salientou também que o diálogo com a APLB Sindicato é fundamental para garantir a aprendizagem dos estudantes. “A nossa motivação maior para o diálogo é o interesse de que as escolas atendam aos estudantes como tem que ser, seguindo todos os protocolos necessários. Continuaremos conversando com a APLB no sentido de garantir o ensino semipresencial seguro e com qualidade de aprendizagem. Além disso, temos a motivação do Governo, que é a do diálogo como parte do processo democrático e este é o perfil desta gestão”, afirmou.

POSIÇÃO DA APLB

A direção da APLB-Sindicato durante a reunião, segundo Rui Oliveira, coordenador-geral da entidade reforçou o posicionamento da categoria de não voltar às salas de aula até que a imunização dos profissionais esteja completa.

“Nós apresentamos um documento onde consta nosso posicionamento, chamando atenção para os protocolos de biossegurança que devem ser adotados em todas as escolas. Pedimos também o mapeamento e o percentual de todos os profissionais da Educação que já foram vacinadas em todo o Estado. Foi uma reunião proveitosa, foi aberto um diálogo importante” avaliou Rui.

Os secretários ouviram os dirigentes e se comprometeram de analisar as questões. Uma nova reunião foi agendada para a próxima terça-feira (03/08). “Vamos continuar nossa mobilização, sem aulas presenciais em toda a Bahia. Estamos tendo o apoio de toda comunidade escolar. Esperamos que o governo nos entregue essa relação para que possamos avaliar e apontar caminhos para uma saída” finalizou Rui.