Cultura

ENCONTRADO MORTO NO CAMPO GRANDE O EX-DELEGADO VALDIR BARBOSA, 69 ANOS

Ex-delegado colaborava com escritos para o Bahia Já e era tb escritor
Tasso Franco , da redação em Salvador | 13/06/2021 às 09:35
Valdir Barbosa
Foto: REP
      O ex-delegado de Policia, Valdir Gomes Barbosa, de 69 anos, foi encontrado morto, em Salvador, na noite do último sábado, 20h, no edifício Valério de Carvalho, no Campo Grande, onde residia com a familia. Eventualmente, Valdir escrevia artigos para o Bahia Já (e outros portais de Salvador) falando sobre sua trajetória na vida policial e também sobre política. Creio, um dos seus sonhos, era ser político em Vitória da Conquista onde nasceu. Quando da canonização da irmã Dulce escreveu um belíssimo artigo sobre esse fato lembrando da oficina tipográgica do seu pai, no centro da cidade, onde a irmã recolhia aparas de papel.

   Valdir foi delegado-chefe da Policia baiana em décadas passadas e prendeu criminosos como o assaltante e sequestrador Leonardo Pareja, conhecido por manter uma adolescente refém após assaltar um hotel em Feira de Santana, em 1995, e esteve atrelado ao "BahiaGate", escândalo que o colocou como suspeito de grampear conversas telefônicas de adversários do senador Antônio Carlos Magalhães, em 2003. Na época, o governador do estado era Paulo Souto (PFL).

O delegado chegou a pedir afastamento do cargo para prestar esclarecimentos, mas negou que tivesse determinado a quebra de sigilo telefônico das 126 pessoas rastreadas. Uma reportagem da Folha de S. Paulo lembra que alguns dos grampeados foram os então deputados federais Geddel Vieira Lima (PMDB) e Nelson Pellegrino (PT), o então ex-deputado Benito Gama (PMDB) e os advogados Plácido Faria e Adriana Barreto, ex-namorada do senador. Todos eles acusavam ACM de ter determinado o grampo.

Candidatou-se, em 2018, ele se candidatou a deputado estadual pelo PPS, mas não foi eleito. Publicou o livro de memórias, chamado “Saques e Tiros na Noite – Sonhos, Estórias e Histórias de um Homem de Polícia”, onde contou investigações policiais importantes. Frequentava o Restaurante Moreira com certa assiduidade e estava sempre sozinho numa mesa. Eventualmente, também ia ao 'Senadinho' do Shopping Barra.