Cultura

DICAS DO SERAMOV: A DIFICIL MISSÃO DE PLANEJAR A VIDA

Diferente do planejamento profissional, vida tem o fator imponderável
Tasso Franco , da redação em Salvador | 21/04/2021 às 10:47
Vida interrompida por um câncer
Foto: REP
  O jornalista Tasso Franco publicou nesta quarta-feira, 21, no aplicativo literário Wattpad, o 32º texto de seu novo livro "A mão espiritual de Seramov - linhas que iluminam seu futuro" abordando o tema planejamento de vida. Leia abaixo e os demais textos no Wattpad.

                                                                     32

                                            A DIFICIL MISSÃO DE PLANEJAR A VIDA

   Falamos no capítulo anterior do planejamento profissional e, hoje, sobre planejamento de vida. Fiz algumas comparações entre um e outro porque são parecidos mas não são iguais. Planejamento de vida é muito mais complexo.

  Porque existem questões imponderáveis, que ninguém sabe medir, nem planejar e que pode modificar tudo. Mas isso não significa dizer que você não deva planejar sua vida, pelo contrário, deve planejar mesmo sabendo que poderá não ter o sucesso que você espere. 

  É normal, eu poderia dar aqui exemplos e mais exemplos de pessoas ligadas a mim, amigos, conhecidos, personalidades nacionais e internacionais que tiveram esses problemas  e que o planejamento de vida, familiar, foi diferenciado e muito do planejamento profissional.

  Como eu tinha falado no programa anterior sobre Steve Jobs, que foi o fundador da Apple, eu sigo falando dele porque é uma pessoa muito importante na vida de todos nós. 

  Na atualidade, usamos muito o Iphone, que foi um equipamento criado pela empresa dele; por ele. E que continua com seu planejamento profissional adiante. Só que ele teve um câncer. E quando estava no auge da carreira, bem de vida, com uma família, filhos; teve a sua vida interrompida por um câncer. 

   Ele era macrobiótico e decidiu não fazer o tratamento tradicional e morreu. Claro, você veja ai então  a diferença do planejamento da empresa dele, Apple, que segue adiante. E o planejamento de vida interrompido.

  Posso falar também de uma pessoa que marcou a minha geração bastante na área do futebol que foi o Garrincha, ídolo para todos nós. Na copa de 1958 arrasou. Era o cara que entortava os russos. Ninguém conseguia marcar Garrincha. Fazia cada gol espetacular, dava passes,  deixava o atacante na cara do gol. Vavá fez vários gol colocados pelos pés de Garrincha. 

  Então, quando ele tava na fama, quando ele estava bem, resolveu mudar um pouco seu estilo de vida, entrou nos birinights e faleceu precocemente quando os atletas de sua geração estavam ainda em plena atividade.

 Então são exemplos públicos e notórios. Temos o caso também do Cazuza, artista extraordinário e encantou muita gente, gerações, pessoas de sua época e que teve AIDS e interrompeu sua vida também precocemente. Então o planejamento de vida é muito mais complexo. 

   A vida é como uma fita métrica flexível, cheia de altos e baixos. Há planície; há montanhas. Há riachos, transponíveis; há rios, redemoinhos, intransponíveis. O imponderável estará presente, sempre. Zaratustra (Friederic Nietzshe) dise ao povo numa mercado: "O homem é uma corda estendida entre animal e além-do-homem - uma corda sobre um abismo"

   Então, vamos as 5 dicas da mão espiritual do Seramov, as 5 flechas douradas e certeiras para que vocês se orientem, se assim consentirem.

 1. Planeja sua vida independente do que vai acontecer. Trace uma linha de conduta e tente seguir essa linha. Ter uma família, ter filhos, ter netos, ser uma pessoa decente, ser uma pessoa que tenha responsabilidade com os próximos. Pronto, isso é feito com relativa facilidade porque não custa dinheiro, custa só cabeça e trabalhoi, você planejar isso aí.

 2. Se tudo que você planejou não der certo ou der parcialmente certo, percalços pelo meio, não se apavore. Você não é a única pessoa que aconteceu isso. O mundo não vai acabar por aí e você pode dar a volta por cima.

3- Não existe magia para infortúnios. Na antiguidade procurava-se um mágico. Os povos primitivos procuravam pajés, xamãs, feiticeiros, pessoas que liam mãos, prmoviam adivinhadores, eram conselheiros espirituais e religiosos. Hoje, quem tem problemas da mente se aconselham com um psicólogo e ou um psiquiatra. Se o problema é econômico, procura um economista ou amigo que tenha nessa área. Se seu problema é jurídico, procura um escritório de advocacia. Não tem errada. Não vá mais atrás dos gurus (os antigos feiticeiros), embora ainda existam aos montes.

4. Entenda a expressão que foi muito utilizada pelo cronista Nelson Rodrigues, de “A vida, como ela é”. De altos e baixos. E você  siga esse caminho. Se você não pode comprar um Audi, nem uma lancha, tira isso de sua cabeça. Siga a vida como ela é. Talvez aí você se livre de uma depressão e desse outros males do século.

5. Nunca desista nem desanime. Porque para cada pé, há sempre uma forma.