Cultura

POUCO ANTES DE COMPLETAR 100 ANOS MORRE O PRINCIPE FHILIPI, EM WINDSOR

O PRÍNCIPE Philip morreu aos 99 anos, anunciou o Palácio de Buckingham hoje. Com The Sun informações.
Tasso Franco , da redação em Salvador | 09/04/2021 às 09:22
Duque de Eimburgo era casado com a rainha Elizaberth II há 73 anos
Foto: REP

O duque de Edimburgo, casado com a rainha há 73 anos e descrito como sua força constante, faleceu "pacificamente" no Castelo de Windsor esta manhã.

A rainha hoje compartilhou uma foto comovente de Philip enquanto falava de sua "profunda tristeza" em uma sincera homenagem a seu "amado" marido.

Uma declaração do Palácio de Buckingham dizia: "É com profunda tristeza que Sua Majestade a Rainha anunciou a morte de seu amado marido, Sua Alteza Real o Príncipe Philip, Duque de Edimburgo.

"Sua Alteza Real faleceu pacificamente esta manhã no Castelo de Windsor.

"A Família Real se une a pessoas de todo o mundo no luto por sua perda."

As estações de rádio da BBC interromperam imediatamente as transmissões com a notícia de sua morte e tocaram o hino nacional pouco depois em sinal de respeito.

O site oficial da Família Real foi rapidamente substituído por uma única página e um sincero tributo ao duque.

O primeiro-ministro Boris Johnson prestou homenagem e disse "ele ajudou a orientar a Família Real e a monarquia para que permanecesse uma instituição indiscutivelmente vital para o equilíbrio e a felicidade de nossa vida nacional".

Falando de um pódio em Downing Street, o Sr. Johnson disse: "Ele era um ambientalista e um campeão do mundo natural muito antes de estar na moda.

'TRISTEZA PROFUNDA'

"Com seu esquema de prêmios Duque de Edimburgo, ele moldou e inspirou a vida de incontáveis ​​jovens e, literalmente, em dezenas de milhares de eventos, ele alimentou suas esperanças e encorajou suas ambições.

"Nós nos lembramos do duque por tudo isso e, acima de tudo, por seu apoio constante a Sua Majestade a Rainha.

“Não apenas como seu consorte, ao seu lado todos os dias de seu reinado, mas como seu marido, sua 'força e permanência', de mais de 70 anos.

"E é para Sua Majestade e sua família que os pensamentos de nossa nação devem se voltar hoje.

"Porque eles perderam não apenas uma figura pública muito amada e altamente respeitada, mas um marido dedicado e um pai orgulhoso e amoroso, avô e, nos últimos anos, bisavô."

A morte de Philip veio poucas semanas depois de ele ter sido levado ao Hospital King Edward VII de Londres, em 16 de fevereiro, após sentir-se mal.

Duas semanas depois, ele foi transferido para o Hospital St Bart's para tratamento de uma infecção e problema cardíaco.

O Palácio de Buckingham anunciou na terça-feira, 16 de março, que ele havia recebido alta do hospital e estava de "bom humor" e "confortável".

Philip dedicou sua vida à rainha e morreu tragicamente pouco antes de seu 100º aniversário em junho deste ano.

E sua morte ocorre após 12 meses de turbulência para a realeza, depois que Meghan Markle e o Príncipe Harry deixaram a família real. 

O príncipe Philip tem sido um dos membros da realeza que mais trabalham duro - desde 1952 ele participou de 22.219 compromissos solo e 637 turnês no exterior em uma carreira marcada por suas famosas gafes, sagacidade e sabedoria.