Cultura

DICAS DO SERAMOV 472 ANOS DA CIDADE DO SALVADOR: A MÃE DO BRASIL

Todo brasileiro deve conhecer a cidade onde o Brasil começou de fato e de direito
Tasso Franco , da redação em Salvador | 28/03/2021 às 10:31
Centro Histórico de Salvador vendo-se a igreja de São Francisco
Foto: BJÁ
  O jornalista Tasso Franco publicou neste domingo, 28, o 25º texto do seu livro "A Mão Espiritual de Seramov, linhas que iluminam o seu futuro" no aplicativo wattpad, uma homenagem aos 472 anos da cidade do Salvador. Leia abaixo e os demais textos no wattpad.
     
                                     SALVADOR 472 ANOS: UMA VISITA OBRIGATÓRIA PARA BRASIS

   Salvador, a primeira capital do Brasil, completa nesta segunda-feira, 29, 472 anos de fundada. A Praça Thomé de Souza (Municipal) foi o lugar original das primeiras edificações da capital da colônia portuguesa no Atlântico Sul. A data comemorativa é 29 de março de 1549 dia da chegada na Baía de Todos os Santos, da esquadra com 5 embarcações comandada por Thomé de Souza.

   E por que o fundador da cidade escolheu o platô em frente ao atual Elevador Lacerda para ser o núcleo central da fortaleza? 

  Porque era um local que tinha a melhor visão para a Baía de Todos os Santos e adequado a planta que trouxe de Portugal.

  Era um altiplano com platô (área para praça) onde foi possível edificar à direita o palácio do governo, ao fundo a Câmara de Vereadores - também cadeia pública - e à aesquerda, hoje, a sede da Prefeitura. E na direção do mar, onde havia uma paliçada, hoje, está o Elevador Lacerda que é o transporte de pessoas entre a cidade alta e a cidade baixa.

  Salvador é como Lisboa tem duas cidades. Uma cidade baixa e uma cidade alta. A cidade baixa é próximo ao mar, a Baía de Todos os Santos; e a cidade alta fica no altiplano. Adiante, após o Farol da Barra fica a orla do Atlântico, mar aberto. A orla da Baía de Todos os Santos é mais tranquila, mar fechado.

  Salvador tem elevadores como em Lisboa - ascensores e planos inclinados - que ligam a cidade baixa a cidade alta. São 4 ascensores. 

  Thomé de Souza ao escolher a parte alta para fundar a cidade observou as questões relacionadas à segurança, uma boa vista para o mar (na Baía de Todos os Santos) onde pudesse colocar seus canhões para reprimir invasões de naus estrangeiras e piratas. A rua à direita do palácio é a mais antiga do Brasil, hoje, chamada de Chile. A oeste da praça havia um rio e pântano, ideal para evitar possíveis invasões dos tupinambás nativos.

  O fundador da cidade posicionou seus canhões numa altura de 70m para o mar o que garantia uma linha de tiro ótima. Na cidade fortaleza havia duas portas: a rua direita do palácio com a porta sul (Santa Luzia) e a rua da Misericórdia na linha norte (Santa Catarina). A cidade tinha 3 outras ruas longitudinais e numa delas se edificou uma igreja (no original, de palha) em louvor a Nossa Senhora da Ajuda, que tem o nome de uma das naus da frota de Thomé de Souza.

  E foi nessa igreja que se realizou, na Bahia (e no Brasil), a primeira procissão de Corpus Christi do país, em  junho de 1549. No terceiro governo geral, em 1556, a cidade se expandiu para fora das portas (ou dos muros), na direção norte com a edificação do Colégio dos Jesuítas, e na direção Sul com a instalação  do mosteiro da segunda ordem religiosa que chegou na Bahia, os beneditinos.

  A cidade foi crescendo para o norte com o Terreiro de Jesus e o Pelourinho, para o sul em direção a Barra, e para leste com a alfândega e o Cais da Ribeira (Ribeira do Goís), a área comercial. 

  Salvador foi capital da colônia até 1763 quando então a sede passou para o Rio de Janeiro. 

   Espero que vocês possam um dia conhecer a cidade do Salvador. É uma cidade histórica, uma cidade que tem muita cultura, no centro histórico há vários museus,  bares e restaurantes, monumentos e lojas da venda de lambranças da Bahia.

  As dicas do Seramov, hoje, estão relacionadas ao aniversário de Salvador, uma homenagem à cidade.

  1. Visitar a cidade do Salvador é quase uma obrigação para todos os brasileiros. É conhecer os primórdios da história do Brasil e isso tem um valor inestimável. Num comparativo é como se você visitasse Israel e a Palestina áreas do nascimento do cristianismo. Como Salvador fica no meio do Brasil é uma localidade acessível às pessoas que vivem em todas as regiões do país.

  2. Alguns pontos turísticos que são obrigatórios na visita: o centro histórico (Pelourinho e adjacências); subir e descer o Elevador Lacerda e conhecer o Mercado Modelo; o Farol de Santo Antonio (ou Farol da Barra); o Porto da Barra (área original da anriga Vila Velha do Pereira fundada em 1536 por Francisco Pereira Coutinho, Donatário da Bahia); o bairro da Itapuã (a praia, em especial); a basílica do Senhor do Bonfim; a cidade baixa até o cais da Ribeira; o Monte Serrat; o mosteiro de São Bento.

  3. Provar da culinária baiana saboreando os produtos vendidos pelas baianas do acarajé - acarajé, abará, cocada, punheta - e uma moqueca de peixe ou camarão com dendê e pimenta. Há uma boa variedade de comidas baianas de ótimo sabor - as moquecas, fritadas, risotos e outros. Há, ainda, as comidas de origens tupinambás e africanas com adaptações feitas pelos baianos - arroz de Hacuá, maniçobas e outros.

  4. Conhecer a praia do Porto da Barra (urbana central) uma das mais destacadas do Brasil com águas tranquilas e uma muvuca que é bem o retrato da cidade e de sua gente. Para isso, o ideal é ir ao mar, tomar um banho de mar, e não apenas olhar e tirar fotos. Reserve um dia para esse lazer.

  5. A cidade do Salvador tem uma religiosidade muito forte e belos templos católicos, desde a Catedral Basílica (inaciana, jesuita) até o mosteiro da Santa Clara. É também sede de alguns dos terreiros de candomblés mais famosos do país, o Menininha do Gantois, o Axé Opô Afonjá e o Casa Branca. Programe-se para uma (ou mais dessas visitas).