Criado em 2002 e ficando em cartaz até 2006, o espetáculo Norma retorna agora depois de 15 anos em uma versão digital especialmente para integrar o Catálogo Brasileiro de Teatro Online, #TudoQueVocêQuerVerNaWeb. Abrindo a programação deste final de semana do projeto, a peça mostra o encontro entre Norma, uma mulher reprimida e conservadora que acaba de chegar ao novo apartamento, e Renato, homossexual solitário, antigo inquilino do imóvel.
Escrito por Dora Castellar e Tônio Carvalho, que também assina a direção, a montagem é estrelada por Eduardo Moscovis e Ana Lucia Torre. Os dois dão vida aos vizinhos que, em meio às diferenças, compartilham sentimentos como perda, abandono e reconciliação. Tônio Carvalho explica que o espetáculo nasceu de um engano, ao ligar para um número errado e se surpreender com a amargura da mulher do outro lado da linha.
No ano passado, diante da impossibilidade de contato e o convívio social, por conta da pandemia, Norma voltou à cena pela universalidade inerente ao seu tema, trazendo para o público uma mensagem positiva e atual sobre a necessidade de romper padrões de comportamentos. Dessa vez, a quase vinte anos depois da estreia, Norma será exibida nesta sexta-feira (05), em formato online.
Já no sábado (06), será a vez de conhecer um amor marcado por narrativas afetivas e afirmativas do artista, desde ex-namorados, paqueras e “crushs”, até amigos e familiares. Em #comprovendotrocoamor tudo é exposto para compra, venda e troca - marcadores de pontos de vista que compõem a obra de ficção-biográfica, num misto de teatro, performance, música e audiovisual.
Sob as câmeras, essas histórias são atravessadas por canções e questionamentos evocados por fragmentos pessoais escritos em cartas, mensagens de whatsapp, depoimentos em vídeo e encontros de corpos e afetos transitando entre músicas autorais e composições da música popular brasileira que evidenciam o amor. Nomes como Gal Costa, Milton Nascimento, Djavan e Alcione, são revisitados assim como vozes da cena mais contemporânea, a exemplo de Silva, Mahmundi, Lagum, Liniker e 5 a seco.
E os amantes da poesia poderão confirmar o papel que esta forma artística tem na vida das pessoas. Tá Tudo Treta e a Poesia Rege é um depoimento de uma companhia de teatro sobre os dias atuais - a vida presente, os homens e mulheres desse estranho momento da história humana. Na narrativa, que será exibida no domingo (07), serão discutidas as potências e os limites das artes em tempos em que a morte assume o protagonismo.
As exibições serão às 20h, no canal da Fred Soares Produções, no youtube.
O Catálogo Brasileiro de Teatro é uma realização da Fred Soares Produções e sua versão online conta com o apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.
O quê: Norma
Quando: 05 de março
Horário da estreia: 20h
Ingressos: Sympla
O quê: #comprovendotrocoamor
Quando: 06 de março
Horário da estreia: 20h
Ingressos: Sympla
O quê: Tá Tudo Treta e a Poesia Rege
Quando: 07 de março
Horário da estreia: 20h
Ingressos: Sympla
Ficha Técnica - Norma
Elenco: Ana Lúcia Torre e Eduardo Moscovis
Texto: Dora Castellar e Tônio Carvalho
Direção: Tônio Carvalho
Cenário e figurino: Gilberto Gawrosnki
Designer de luz: Paulo César Medeiros
Direção musical: Mário Avellar
Coordenação técnica: Norma Crespo
Produção executiva: Edgard Jordão
Realização: Eduardo Moscovis
DURAÇÃO: 80”
CLASSIFICAÇÃO: 12 ANOS
Ficha Técnica - #comprovendotrocoamor
Concepção e Roteiro: Luiz Antônio Sena Jr.
Direção: Marcus Lobo
Voz: Luiz Antônio Sena Jr.
Guitarra e Coro: Roquildes Jr.
Programações e Sintetizadores: Filipe Mimoso
Percussão e Coro: Anderson Danttas
Direção de Imagem, Vídeos e Fotos: Giovani Rufino
Iluminação: Marcus Lobo
Cenografia: Luiz Antônio Sena Jr. e Marcus Lobo
Figurino: Tina Melo
Ficha Técnica - Tá Tudo Treta e a Poesia Rege
Realização: Cia. do Tijolo
Duração: 70 min
Classificação: 14 anos