Cultura

EXPOSIÇÃO VIRTUAL "MULHERES DO BEMBÉ" HOMENAGEIA MULHERES EM MARÇO

Registros do fotógrafo Edgar de Souza se transformam em mostra virtual para homenagear as mulheres no mês de março
Queila Val , Salvador | 24/02/2021 às 12:13
Exposição virtual "Mulheres do Bembé"homenageia mulheres em março
Foto: Divulgação

“Mulheres do Bembé”, este é o nome dado a exposição virtual que o fotógrafo Edgar de Souza inicia no mês de março, para homenagear as mulheres. O conteúdo da mostra foi gerado durante cobertura fotográfica dos festejos do Bembê do Mercado, a partir do ano de 2009, durante a comemoração dos 120 anos do evento. O projeto inicia dia 1º com término em 31 de março de 2021, através do site www.expomulheresdobembe.com.br. O acesso a exposição será gratuito e poderá ser acessada sem limite.


A exposição fotográfica virtual tem o objetivo de reafirmar o papel das mulheres no fortalecimento da religião do candomblé através das diferentes vertentes, tais como; atuação sacerdotal, ritual, comercial e o resgate da memória cultural e a preservação dos costumes de um povo. 


A mostra que contém 26 fotos inéditas, tem a coautoria da produtora cultural e Ekedji, do Terreiro Ilê Axé Tokolê, Cris Santana, tendo uma seleção de imagens como instrumentos de defesa do legado do “Bembé do Mercado” através da fotografia.


O Projeto tem o apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e do Centro de Culturas Identitárias-CCPI (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.


FESTA DO BEMBÉ DO MERCADO


É uma manifestação cultural do município baiano de Santo Amaro da Purificação, que acontece desde 1890, quando um grupo de negros, juntaram-se em praça pública para celebrar a Abolição da Escravatura. E desde então, é festejado por três dias consecutivos e recebe a adesão dos terreiros de candomblé da região; que tem o ponto alto com a entrega de presente à Mãe d’Água.


A manifestação cultural recebeu o título de Patrimônio Imaterial da Bahia em 2012, dado pelo governo do estado; e em 2019, Patrimônio Cultural do Brasil, concedido pelo Instituto Patrimonial Histórico e Artístico Nacional (Iphan).


O fotógrafo Edgar Souza apaixonado pela manifestação do recôncavo baiano, em 2009 realizou a mostra fotográfica “Bembé do mercado”, expondo pelas cidades de Paris (França), Luanda (Angola) e Nova Iorque (EUA): “Este ano realizo mais uma conquista em minha vida, frisou o fotógrafo:   


O FOTÓGRAFO


Edgar Souza natural de Jequié (Ba) sempre pensou a frente de seu tempo, e em 1983, se mudou para a capital baiana, e começou a trabalhar como operador de rádio. Dois anos depois foi convidado pelo fotógrafo conhecido internacionalmente pelo seu trabalho com nu artístico, Otto R. Weisser, para ser assistente, e se apaixonou pela arte fotográfica, onde viajou por muitas locações mundo afora.


Em 1989, Edgar se formou em fotógrafo profissional e teve a oportunidade de morar no Rio de Janeiro, Paris e Nova Iorque. A cada dia, ele aprimorava sua técnica, enquanto clicava para as publicações mais conhecidas; a exemplo da Quick (revista alemã do segmento de moda praia), Playboy (Alemanha e Brasil). Retornando ao Brasil, produziu o quadro Garota do Fantástico, programa de repercussão nacional, aos domingos, na TV Globo, marcando época na tevê e lançou várias modelos no mercado.


Através da lente de Edgar Souza, conceituado profissional baiano, os registros fotográficos de gestos e da tradição religiosa da mostra criam vida e força com a expressão das cores, gestos e tradição religiosa do Bembé, que ganha visibilidade para o mundo.


Edgar se lançou no mercado e abriu suas lentes para outras possibilidades e passou a fotografar para a Editoras Block e Abril, e teve seu trabalho exposto nas revistas Ele & Ela, Manchete, National Geographic Brasil e Amiga. Em 2000, a convite do escritor e jornalista Nelson Cadena, ilustrou os livros “450 anos de publicidade na Bahia” e “500 anos de publicidade no Brasil”.


Já em 2004, Edgar criou e implantou um sistema de divulgação e distribuição nacional de fotos gratuitas, abrindo portas para a cultura baiana mudando completamente o foco na cobertura fotográfica. Hoje em dia, administra sua empresa Assessoria de Divulgação de Imagem (ADI), da Bahia para o mundo.


SERVIÇO:

O QUE: Exposição fotográfica Mulheres do Dendê

QUANDO: de primeiro a 31 de março de 2021

ACESSO: www.expomulheresdobembe.com.br

QUANTO: gratuito

CLASSIFICAÇÃO: livre