O Slam das Minas ocupa o perfil do Instagram da Casa Preta Espaço de Cultura (@casapretaespacodecultura) com poesia popular e representativa entre 22 e 27 de fevereiro. A ocupação, que integra o projeto Enxurrada III, deságua em uma live no youtube (https://m.youtube.com/c/casapretaespacodecultura) a ser realizada no dia 27, a partir das 20h, com a temática A Performance Poesia - Vivas Memórias, uma batalha harmônica de poesia composta pelas Slammasters soteropolitanas NegaFya, poeta, MC, produtora e vice-campeã do Slam Brasil e do Festival Internacional de Poesia Falada (RJ), e Ludmilla Singa, poeta, MC, grafiteira, produtora e autora do livreto Solo Fértil (2018).
Convidada para participar da live poesia, Rool Cerqueira, poeta e representante baiana do Slam das Minas, formará o trio que garantirá temas como autocuidado dentro das relações sócio-culturais, cura, cotidiano e violências. Juntas buscam retirar as pessoas que as escutam do lugar de conforto e rompem com as estruturas sociais que limitam o acesso à direitos, cultura, educação e lazer, contribuindo para o exercício da cidadania.
O grupo promete levantar reflexões em torno de corpos dissidentes através do cotidiano e das experiências de seus corpos negros e periféricos. “No slam as nossas poesias trazem muito a denúncia. Falamos da solidão da mulher negra, genocídio da juventude negra, da violência contra a mulher e abandono, mas numa perspectiva de mulheres pretas em comunidade”, reforça Singa.
Durante a ocupação poética digital será possível também acompanhar uma retrospectiva de 4 anos de batalha de poesia do Slam das Minas, através de vídeos das edições. "A ocupação no Enxurrada Casa Preta III está embalada nas nossas escrevivências, característica importante nas batalhas de slam. Sem adereços e figurinos, nossas poesias são narrações das nossas vidas, das nossas trajetórias”, enfatiza NegaFya.
Visando superar em nível pessoal e coletivo a discriminação e o preconceito por meio do slam, poesia performática nascida na década de 80, na cidade de Chicago, e em busca da democratização da poesia, as jovens Fabiana Lima, Ludmilla Singa, Sofia Senne e Tamires Almeida, decidiram intervir em espaços públicos, becos, vielas e ônibus ocupados majoritariamente por corpos periféricos, desde março de 2017.
Nascidas e viventes de bairros periféricos de Salvador, Singa (São Caetano) e NegaFya (Sussuarana) conectam respectivamente suas poesias à perspectiva de cura e a narração falada e corpórea de situações cotidianas. O Enxurrada Casa Preta III é contemplado pelo Prêmio Anselmo Serrat de Linguagens Artísticas, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura Municipal de Salvador, por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, com recursos oriundo da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.
Programação – Fevereiro a Abril
FEVEREIRO
22 a 27 de fevereiro - Ocupação Slam das Minas
MARÇO
03 de março - PodCast 1 - gestão de espaços culturais alternativos com a participação de outras casas de cultura da cidade
10 de março - PodCast 2 - Debate com intelectuais acerca do racismo estrutural, religioso e ambiental
13 de março - Cabokaji e MC Coscarque
17 de março - PodCast 3 - Debate com intelectuais acerca do racismo estrutural religioso e ambiental
20 de março - Los Pesos
24 de março - PodCast 4 - Produção e Gestão Cultural: como montar um portfólio, realizar assessoria de si mesmo e/ou dividir as funções em trabalhos colaborativos
31 de março - PodCast 5 - Dimensões sensíveis do cotidiano na produção cultural: relações raciais, de gênero e sexualidades
ABRIL
03 de Abril - DJ Nay Kiesse e Cabôco Experiencia / MC Tipo A
07 de abril - PodCast 6 - Trabalho via apps, o dia na tela: posts, criações de conteúdo e edições de texto, redes sociais
10 de abril - Medeia Negra
14 de abril - PodCast 7 - Articulação: a importância de estar em canais de diálogo, grupos temáticos em redes sociais (o novo associativismo)
24 de abril - Coletivo das Liliths e MC Di Cerqueira
28 de abril - PodCast 8 - O espaço cultural no território: experiências de relações com as comunidades do entorno. Uma programação cultural de qualidade e diversificada, gratuita para o público adulto, jovem e infantil.