VISITA A CAPELA ONDE ESTÁ O SANTO GRAAL, EM VALENCIA, ESPANHA
Alô Alô meu amigos ligados no Sêo Franco e nas dicas de Seramov. Estou na cidade de Valência, Espanha, em frente a Catedral Basílica, onde a Igreja católica diz que está o Santo Graal, ou seja, o cálice que Jesus Cristo tomou vinho na Santa Ceia. Ha outras versões, inclusive na Espanha, dando conta de que este cálide está na catedral de Oviedo.
Valencia é uma cidade muito antiga. Uma cidade de milhares de anos e tem um centro histórico muito bonito, chamado El Carmen. Há diversas igrejas católicas: a de San Martin, a de Santa Catarina, a de São Nicolau, a de São Lorenzo e uma série de outras. Aqui também está a sede da Generalitat, do governo, e é o lugar mais visitado pelos turistas que veem a Valencia. Uma cidade também litorânea - Mar Meditererâneo - embora seja diferente de Barcelona onde as prais são centrais.
Em Barcelona o mar está praticamente no centro da cidade (Barceloneta, Nova Ícara) e aqui ele fica distante do centro histórico, numa área portuária com marina e um imenso calçadão onde estão instalados bares e restaurantes..
O que eu quero dizer a vocês é que - sempre que possível - é bom viajar, é bom fazer uma viagem para conhecer outros lugares, outros países. Quem não pode ir para outro país pode fazer uma viagem no seu estado ou em outros estados.
Mas o importante para pessoas da nossa idade é viajar. É conhecer novas localidades, conhecer novas culturas. Isso faz bem a saúde e faz bem também a cabeça. Valencia é uma cidade muito interessante, embora não seja tão bonita. É uma cidade histórica com bairros que remetem a época da ocupação árabe, século VIII, comércio intenso, cultura própria chamada valenciana que é uma comunidade autônoma.
A culinária é espetacular, a terra da paella valenciana, a base de arroz, frango e frutos do mar. A introdução da cultura do arroz na Espanha deu-se através dos árabes nas proximidades de Valencia em la Albufera um parque natural. No coração deste parque está a maior lagoa da Espanha (albufera, em árabe al-buhayra, pequeno mar) onde os árabes implantaram a cultura do arroz trazida da Ásia e onde há uma comunidade de pescadores e plantadores de arroz. Daí o arroz se espalhou pela Península Ibérica e chegou ao Brasil.
Vamos as cinco dicas da mão espiritual de Seramov para vocês sobre viagens:
1. Se você não puder fazer uma viagem ao exterior, há opções de viajar para o seu estado e outros estados. Viajar para o exterior não é tão caro como se imagina. Às vezes, a depender do local e das promoções é mais barato do que viajar pelo interior do Brasil. Quem mora no Sul do país ir para Buenos Aires e Montevidéu é mais em conta do que passear em Fortaleza. Quem mora no Centro-Oeste pode ir de carro para o Paraguai.
2. Se você nunca foi a Europa faça na primeira viagem o circuito mais conhecido dos brasileiros, a rota de 6 países em 20 dias: Lisboa (Portugal), Madrid (Espanha), Paris (França), Londres (Reino Unido), Amsterdam (Holanda) e Roma (Itália). Se você já foi opte por fazer uma viagem num único país - 7 dias - que pode ser a Espanha ou a Itália. São lugares de fácil comunicação e muito bonitos. Tem ainda - a prioridade p Portugal.
3. Viajar existe uma estratégia simples. eapenas uma mala de bagageiro com rodinhas e uma maleta de mãos. Lembre-se que na Europa (ou outros países) não existem carregadores de malas à sua disposição e você é que tem de levá-las, puxá-las. Daí, a importância das rodinhas nas malas para que você não faça muito esforço. Numa viagem de 20 dias retira-se e põe-se as malas nos ônibus ao menos dez vezes.
4. Se você visitar Valencia (Espanha) é passeio obrigatório conhecer a sala onde fica o calice bento (santo graal) na catedral, no centro histório, El Carmen. O calice fica numa urna dourada numa capela especial (vide foto) ao lado direito da entrada da catedral e a visita custa 6 euros. É importante salientar que a visita de templos, museus, monumentos, etc, na Europa exige pagamento em euros
5. Nas viagens ao exterior alguns paises realizam câmbio com Real. De qualquer maneira, a moeda internacional é o dólar. Portanto, antes de viajar faça o câmbio na cidade onde você mora trocando reais por dólares. Em viagens pelo Brasil não há necessidade de fazer câmbio, mas, ainda assim, se você tem dólares use-os. Todas os mercados de turismo nas capitais brasileiras aceitam dólareas e são bastante valorizados.
Boa viagem. Obedeça os protocolos da OMS em relação ao coronavirus.