Cultura

Sabrina Gledhill lança livro “Travessias no Atlântico Negro”

Pesquisadora inglesa traz em sua obra reflexões sobre os intelectuais Booker T. Washington e Manuel R. Querino
Ana Paula Macedo , Salvador | 03/11/2020 às 14:32
Sabrina Gledhill lança livro “Travessias no Atlântico Negro”
Foto: Divulgação

O intelectual baiano Manuel R. Querino (1851/1923) e o norte-americano Booker T. Washington (1856/1915) despertaram na pesquisadora inglesa Sabrina Gledhill o desejo de buscar os nexos entre essas duas grandes figuras do Atlântico Negro. Como resultado de sua tese de doutorado no programa Pós-Afro da UFBA, surgiu o livro “Travessias no Atlântico Negro”, que faz uma análise das trajetórias e táticas destes dois pensadores negros para enfrentar o racismoA obra, lançada no Novembro Negro pela Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA), está à venda nos sites da Amazon e Estante Virtual, além da Livraria30PorCento. 


A publicação traça as jornadas desses dois intelectuais durante a vida e após a morte, além de abordar os processos políticos e sociais que levaram à conjuntura atual das relações raciais nos EUA e no Brasil, inclusive os sistemas de repressão instaurados após a abolição da escravidão nos países. Retrata, ainda, como os direitos civis dos libertos foram paulatinamente retirados e a segregação instaurada, até os anos 1960. Partindo de Paul Gilroy, idealizador do conceito do “Atlântico Negro”, que usa a metáfora de navios atravessando o mar, a obra mostra que as “travessias” também poderiam ser realizadas por meio de traduções e da telegrafia.


“Resgatar a memória de dois pensadores negros foi a minha maior motivação para escrever esse livro, com personagens importantes para a história da diáspora negra. Manuel R. Querino e Booker T. Washington revelam a importância da educação para a libertação da mente humana. Eles tomaram as rédeas de suas histórias, contaram suas trajetórias e de outras personalidades negras, dando voz às fantásticas contribuições do povo negro da diáspora para a construção de suas nações. Foram duas mentes brilhantes que lutaram, usando tinta e papel, para elevar o povo negro da diáspora”, conta Sabrina.


Mais informações sobre a autora:


Sabrina Gledhill é pesquisadora, tradutora e escritora. Inglesa, foi criada em Porto Rico e morou quase 30 anos no Brasil. Tem graduação em Letras e mestrado em Estudos Latino-Americanos pela Universidade da Califórnia, Los Angeles - UCLA. Doutora em Estudos Étnicos e Africanos pelo Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Tradutora de mais de 40 livros editados no Brasil e nos EUA. Amante da Capoeira, a escritora tornou-se angoleira convicta sob o olhar severo, mas justo, dos lendários mestres João Grande e Cobra Mansa.


Informações adicionais sobre o livro

ISBN: 978-65-5630-005-4
Autora: Sabrina Gledhill
Ano: 2020
Formato: 17 x 24 cm

Número de páginas: 300p

À venda nos sites da Amazon, Livraria30PorCento e Estante Virtual (em torno de R$ 45,00)