Cultura

DOM FRANQUITO DESTACA JERIMUM DO CAMINHO DAS ÁRVORES, NO WATTPAD

Série com 93 restaurantes está sendo publicada no wattpad duas vs por semana
Dom RANQUITO , Salvador | 24/08/2020 às 10:25
Um misto com com salmão, peixe com molho de maracujá e vegetais
Foto: bjá
    O jornalista Tasso Franco publicou nesta segunda-feira, a 21ª crônica do seu livro Dom Franquito, 96 Restaurantes ao Redor do Mundo, no wattpad, sobre o risoto do Jerimum. Leia crônica abaixo e as demais no wattpad.
  
  JERIMUM DA PITUBA, SALVADOR
  
    Nome mais sugestivo do que jerimum, a abóbora sergipana mais amarela e a fluminense mais vermelha, seria impossível para caracterizar a casa da Pituba que abriga o Restaurante Jerimum, de comidas deliciosas, com aquela cara de natureba saudável, parecidas saídas da terra cultivadas com esmero e sem agrotóxicos, de deixar os clientes sem saber por onde começar tal a variedade de pratos servidos no local. 

   Mais sugestivo, ainda, é o local onde se situa esse Jerimum (existem outros na cidade), que tive o prazer de visitar e saborear um belíssimo prato. Chama-se a Várzea de Santo Antônio, no Caminho das Árvores, homenagem ao santo de Pádua e Lisboa, nascido em Portugal no século XII e abençoado na Itália, onde se tornou o milagreiro das causas impossíveis e santo da igreja católica, graças ao papa Gregório IX. 

   No Jerimum do Santo de Pádua, digamos assim, não se cultua a penitência franciscana de pão e vinho, pouca coisa a forrar o estômago, porque a variedade de comidas à vista do penitente freguês, por mais que tenha espírito franciscano é tentado e encantado por sabores e aromas. 

  Daí que, quando menos se percebe está o penitente com o prato repleto de tudo um pouco, como fiz ao lado da señora Bião de Jesus, que, ao saber que o garçom nos serviria uma long neck Heineken, daquelas do verde ficar palmeirense, pediu logo que trouxesse duas delas para gáudio de nosotros. 

   Primeiro, como nesse tipo de restaurante não se deve ter pressa nem se afobar na hora de fazer o prato, servimos um básico com queijos e bolinhos de bacalhau, para ir saboreando a verdinha e apreciando a paisagem. 

   E, claro, comentar o que fazer a seguir, diante de tantos sabores agradáveis. Diria que não me contive e fui colocando salmão bem passado, peixe ao molho de maracujá (um dos meus preferidos), maxixe, cebola gratinada, tomatino, abacaxi flambado, tomatinos, abóbora (jerimum é claro), berinjela e cenoura; um prato daqueles de encher os olhos de alegria e prazer. 

   Depois, foi só sair pegando com a ponta do garfo cada uma dessas preciosidades, olhando a beleza da señora Bião de Jesus, que também caprichou no seu prato e no visual, belíssima e com aroma especial. 

  Tudo ficou mais saboroso com direito a oração para Santo Antônio e juras de amor.
                                                                       *****
   Restaurante Jerimum Rua Várzea de Santo Antônio, 203 Caminho das Árvores, Salvador, Bahia Fone: (71) 3358-0920 restaurante@jerimumrestaurante.com.br Tem manobrista.
  *** Crônica original de 2013. Abnre a partir das 11h30min.