Cultura

MORRE LUISA CÂMARA DEFENSORA DOS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

O sepultamento de Maria Luiza Câmara vai ocorrer na quinta-feira (20), às 14h, no Cemitério Bosque da Paz.
Tasso Franco , da redação em Salvador | 19/08/2020 às 19:29
Luisa tinha 75 anos de idade, uma eterna batalhadora pela causa
Foto: SJDH
  A fundadora da Associação Baiana de Deficientes Físicos (Abadef), Maria Luiza Câmara, de 75 anos, morreu na tarde desta quarta-feira (19), em Salvador. A deputada Lidice da Mata (PSB) em sua conta no twitter disse: "Perdemos uma querida amiga de muitas batalhas, representante da luta das mulheres baianas contra a disciminação e que sempre defendeu os direitos das poessoas com deficiência".

   Maria Luiza Câmara ex-esposa do ex-deputado Paulo Câmara estava internada há cerca de 15 dias, no Hospital da Bahia. A defensora, que teve Covid-19 e foi considerada recuperada, voltou a ser internada após uma infecção pulmonar.

  Em nota, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS) informou que "recebeu, com absoluta tristeza, a notícia do falecimento de Maria Luiza Câmara" e disse que a fundadora da Abadef "teve uma trajetória de luta e é exemplo de determinação e coragem".

  Reconhecida na Bahia e no Brasil, Luiza Câmara recebeu a Comenda Dorina de Gouvêa Nowill, concedida pelo Senado Federal para pessoas que tenham se destacado por suas contribuições relevantes aos direitos das pessoas com deficiência no Brasil.

Luiza Câmara também é fundadora do Bloco Me Deixe à Vontade, que há 24 anos leva alegria e mensagem de respeito e inclusão às ruas durante o carnaval de Salvador.