Cultura

MORRE A MAIS ANTIGA PRODUTORA DE EVENTOS DE SERRINHA, LICIA PAES, 89a

Sepultamento será hoje, em Serrinha
Tasso Franco , da redação em Salvador | 06/08/2020 às 13:20
Licia Paes, no circulo em festa carnavalesca da ACS, anos da década de 1960
Foto: Arquivo do autor
   Morreu nesta quinta-feira, 6, em Serrinha, a mais antiga produtora cultural da cidade, Licia Paes, aos 89 anos de idade encontrada sem vida em sua residência no Bairro do Ginásio. Licia marcou época em Serrinha entre os anos 1950/1970 organizando as melhores produções de cultura e lazer da Associação Cultural Serrinhense (ACS), mais conhecido como "o Clube" com exposições, decoração de grandes festas carnavalescas, bailes de debutantes e outras.
 
   Uma dos eventos mais famosos foi a festa da Garota Lili, nome ficcional, que criou em parceria com Ivone Maciel Mota esposa do então prefeito Carlos Mota, um dos fundadores do Clube, em 1952. Licia (no circulo) também era foliã e nesta foto aparece com um grupo de amigas no Carnaval do Clube quando as pessoas se fantasiavam.

   Solteira, irmã de outro solteirão, César do BB, era também irmã de Célia esta mãe de Dilcélia Paes, da Janela da Dil, também produtora de eventos e cultura em Serrinha, e de Celsão. Licia era extremamente reservada, educadissima e promoveu grandes eventos na Serra. Sepultamento hoje, em Serrinha. 

   CLUBE ACABOU

   A ACS, embora esteja com ações ações judiciais promovidas pelo professor Waldir Cerqueira, já falecido, encerrou suas atividades há alguns anos, houve uma tentativa de soerguer o clube, mas, não foi possível. Recentemente, o governo do Estado anunciou a instalação de um centro de saúde em parte do terreno, obra que está em construção.