Autor da trilogia "Cemitério dos Livros Esquecidos" (Com El Periódico, informações)
Tasso Franco , da redação em Salvador |
19/06/2020 às 09:53
Carlos Ruiz Zafón
Foto:
O escritor de Barcelona Carlos Ruiz Zafón morreu aos 55 anos em Los Angeles, a cidade em que reside desde 1993. O autor de "A Sombra do Vento" morreu como resultado de um câncer de cólon contra o qual lutava há muito tempo, conforme confirmado pela editora Planeta, com a qual Ruiz Zafón trabalhou por 20 anos.
Autor de romances de sucesso como 'A Sombra do Vento' - sua obra-prima e com a qual ele abriu a tetralogia do Cemitério dos Livros Esquecidos - ou 'O Labirinto dos Espíritos', que refletia o Barcelona a partir do qual ele Apaixonando-se na infância, Ruiz Zafón combinou a escrita com a criação de roteiros para conteúdo audiovisual na indústria de Hollywood.
A notícia da morte de Ruiz Zafón chega alguns dias após as mortes, também por câncer, do cantor Pau Donés e da atriz Rosa Maria Sardà.
"Ele continuará vivendo seus livros"
Em uma declaração, o grupo Planeta expressou consternação com a notícia: "Hoje é um dia muito triste para toda a equipe do Planeta que o conheceu e trabalhou com ele por vinte anos, em que uma amizade que transcende o que Ele nos deixou um dos melhores romancistas contemporâneos, mas continuará muito vivo entre todos nós através de seus livros, porque, como Carlos o faz dizer a um de seus personagens literários, o Sr. Sempere, quando leva seu filho Daniel para descobrir o segredo de 'O cemitério dos livros esquecidos': 'Todo livro, todo tomo que você vê, tem uma alma. A alma de quem o escreveu e a alma daqueles que o leram, viveram e sonharam com ele' ”
Ruiz Zafón foi um dos escritores espanhóis de maior sucesso e internacional. 'The Shadow of the Wind' (2001) foi traduzido para mais de 50 idiomas e vendeu mais de 10 milhões de cópias. O romance, vencedor de inúmeros prêmios, foi selecionado em 2007 por 81 escritores e críticos latino-americanos e espanhóis entre os 100 melhores livros em espanhol nos últimos 25 anos.
'A sombra do vento' foi também o começo da tetralogia 'O cemitério de livros esquecidos' que o autor encerrou em 2016 com a publicação de 'O labirinto dos espíritos', em que os mistérios da passado da família do livreiro Daniel Sempere.