Cultura

ONDE SABOREAR UM CARURU APÓS PASSAR A PANDEMIA DO CORONAVIRUS

Coliseu do Largo de São Francisco é a dica de dom Franquito para você
Tasso Franco , da redação em Salvador | 08/06/2020 às 08:11
Caruru com tudo que tem direito
Foto: BJÁ
   Como bom devoto de Santa Bárbara, a orixá Iansã no sincretismo religioso, senhora dos raios e dos 
trovões e apreciadora do acará, para nosotros o acarajé, além de ter feito minhas preces e tomado meus
gorós, porque festa católica tem que ter doguetes e pingas, saí catando pelo Pelourinho um local onde pudesse comer um daqueles pratos de caruru com tudo o que se tem direito.

   Estava sentado na Cantina da Lua, já depois de ter seguido a procissão até o quartel do Corpo de Bombeiros, na Ladeira da Praça, me recuperando do percurso, quando alguém me soprou que no Coliseu, no Cruzeiro de São Francisco, tinha um caruru que mataria meu desejo.

   Não que estivesse com enjoo de parida, como a senhora duquesa Kate, mas desejo de obrigação religiosa, porque se reza à santa, se louva a santa, e tem que se paramentar com a cor de preferência da entidade, no caso de Santa Bárbara, o vermelho, e também comer o acará, o caruru, o vatapá, a farofa de dendê, tudo nesse tom.

   Tanto que ao chegar ao Coliseu e ser recepcionado por uma baiana estilosa, como nessa casa o cliente pode se servir à vontade, buffet livre (o camarada pode comer até pocar com valor único), caprichei no meu serviço, combinando a tonalidade com o dia da santa, até na pimenta de cheiro, com dentão vermelho.

   O Coliseu é um dos melhores restaurantes do Pelourinho. Amplo, 200 lugares, vista para os dois lados do Pelô, muita animação, adega climatizada, variada, boa de vinhos e cervejas, atendimento primoroso, dependências limpíssimas e uma comida deliciosa.

Só não foi melhor porque a senhora Bião de Jesus não pode comparecer à folia, deixando-me à solta, e como o Rasta do Pelô estava ocupado com seu tamborim, num receptivo a turistas, fiquei a sós com meus dendês e pimientos.

Então, meu caro, minha dileta leitora, se andares pelo Pelô recomendo que conheças o Restaurante Coliseu, dito em sua propaganda como “o sabor da Roma Negra”, bilíngue (“The flavor of Black Roma”), que pode ser na hora do almoço ou no jantar, com show folclórico.

Eu, de minha parte, fui cumprir minha promessa para a boa santa e sagrada orixá e me dei muito bem.
                                                                            *****
Coliseu – Restaurante & Cultura

Cruzeiro de São Francisco, 9/13

Centro Histórico de Salvador, ao lado do Terreiro de Jesus

Reservas: (71) 3321-6918 ou 3321-5585

Estacionamento via Baixa dos Sapateiros

Preço do prato: R$ 50,00

Inclui a sobremesa básica

Bebidas à parte

Funciona de segunda a sábado para almoço e jantar

A partir das 11h e das 19h
                                                                          *****
Com a pandemia do coronavirus está fechado aguardando decisão da Prefeitura para retomar atividades.