Cultura

BAIANOS ORAM NESTA SEGUNDA POR SÃO JOÃO E SÃO GREGÓRIO VII, por TF

Decreto estadual estabelece que para esta segunda feira, dia santificado a São João
Tasso Franco , da redação em Salvador | 25/05/2020 às 10:49
São Gregório VII, o reformador
Foto: ILS
  Por decreto do governador Rui Costa (PT) aprovada pela Assembleia Legislativa o dia santo (São João) e o feriado cívico (Independência da Bahia) que se comemoram dias 24 de junho e 2 de Julho foram antecipados para hoje, 25 de maio, e amanhã, 26, respectivamente. 

   Então, hoje, dia reservado no panteão dos santos da Igreja Católica para São Gregório VII, um papa bem polêmico, comemora-se ou descansa-se no santificado de São João, tudo em nome do comobate ao coronavirus.

   Até agora ninguem conseguiu enxergar que benefícios práticos essas medidas trariam no combate ao coronavirus uma vez que o isolamento social está em andamento, repartições públicos, escolas, comércio e outros estão fechados há 60 dias e o que está sendo aberto, legal ou clandestino, continua funcionando na capital e no interior.

   Na prática, no entanto, as medidas, em especial o São João gerou uma série de memes e brincadeiras com o chefe do Executivo baiano que o colocam numa posição entre o incrédulo e a galhofa, o que não é bom para o governador e poderia ter sido evitado se o bom senso tiversse prevalecido. Mas, paciência, agora é tarde.

   O papa Gregório VII era beneditino, ordem poderosa na igreja especialmente no primeiro milênio da instituição e foi um reformador, autor  da Dictatus Papae, que são 27 proposições onde expressa as suas ideias sobre o papel do Pontífice na sua relação com os poderes temporais. 

   Autor, também, das Reformas Gregorianas. Um papa rebelde que morreu em Palermo e sedimentou sua formação religiosa no mosteiro de Cluny onde adquiriu as ideias reformistas.

   Então, aos baianos católicos orem por São João e São Gregório VII (TF)