Tasso Franco tem três livros publicados no wattpad
Tasso Franco , Salvador |
18/04/2020 às 11:13
Fadista na Adega Machado
Foto: BJÁ
O jornalista Tasso Franco publicou neste sábado o 8º Caspítulo do seu livro "Lisboa como você nunca viu - A Pensão do Amor" uma crônica intitulada "Lisboa, a capital mundial do fado", no site aplicativo literário wattpad. A leitura é gratuita e o jornalista fala desse gênero musical que é predominante em Portugal e é interpretado compaixão pelos fadistas.
Veja um trecho da crônica : Lisboa é a capital mundial do fado. Por onde se anda na cidade ouve-se fado. Mas, não é um som exclusivo: há o rock portugues, o hip-hop, blues, música pimba, música classica, música pop, música de intervenção, música eletrônica e outras. No entanto, quando se fala em música portuguesa o fado é a representante máxima.
Assim como no Brasil sobressai o samba, no Reino Unido o rock, na Argentina o tango, na Colômbia a música caribenha metálica e nos Estados Unidos o jazz e o blues, em Portugal o fado predomina.
O fado está na alma dos portugueses. Estilo único, apaixonado, passional, melancólico, vibrátil, saudosista. E põe adjetivações para descrever o fado. O melhor é sentir acompanhando uma noite de fadistas e a maneira como os cantores e cantoras se entregam à música.
Participei de uma noite de fados, em Lisboa, com o veterano Felipe Alencastro, mais três fadistas e um grupo de guitarristas de primeira qualidade na Adega Machado, casa tradicional do bairro Alto. Noite agradável com fadistas apaixonados e que cantam com a alma velhas e novas canções desse estilo musical português.
Alencastro esteve acompanhado por um músico de guitarra portuguesa, por outro de guitarra clássica (que chamam viola) e um baixista acústico. Essa é a formação clássica da cantoria dos fadistas, mas, há quem acrescente aos grupos a flauta, a sanfona e o bandolim a depender da casa.
Para ler toda a crônica acesse o wattpad (www.wattpad.com). Leia também nesse mesmo aplicativo de Tasso Franco "As Aventuras do galo cantor pop da Bahia", e "O Lobisomem de Serrinha e a nuvem de fogo".