Cultura

CCR Metrô Bahia lança projeto Poesia Sobre Trilhos

Evento acontece nesta terça-feira (3), às 11h, na Estação Campo da Pólvora
Darana Relações Públicas , Salvador | 04/02/2020 às 09:51
Andrielle Antonia
Foto: Matheus Reis

Muito além de transportar pessoas de um ponto a outro da cidade, o metrô tem se tornado instrumento de transformação sociocultural. E, com cerca de 390 mil clientes circulando diariamente no Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, o vai e vem é inevitável. Para amenizar a rotina corrida dos clientes, a CCR Metrô Bahia vai lançar, nesta terça-feira (4), a partir das 11h, o projeto Poesia Sobre Trilhos. A ação é uma intervenção urbana que tem o objetivo de valorizar a literatura através das palavras. A primeira edição do evento vai contar com uma exposição de poesias assinada pela escritora negra Andrielle Antonia, na Estação Campo da Pólvora de Metrô. A jovem de 25 anos estará presente no evento de lançamento da exposição para falar sobre temas como empoderamento feminino e negro, amor, beleza afro brasileira e autoestima.

             Natural de Santo Antônio de Jesus, Andrielle Antonia ficou conhecida no fim do ano passado, quando escreveu a Poética do Desemprego, que ganhou repercussão nas redes sociais. A poesia foi uma forma inovadora que ela encontrou para buscar uma nova oportunidade no mercado de trabalho, após mais de um ano desempregada. A paixão pelas palavras nasceu na infância quando, aos 8 anos começou a escrever um diário. Já aos 12 anos, ela venceu a sua primeira gincana literária na escola. Com 17 anos, ela criou o blog Mais Íntimo e um perfil no Facebook para falar sobre a sua vivência na luta contra o racismo, valorização da beleza afro brasileira, amor, relacionamentos diversos e elevação da autoestima. E o seu futuro não poderia ser diferente, ela escolheu estudar história para entender e disseminar conhecimento sobre todos esses temas.

Assim, Andrielle começou a falar sobre empoderamento e dar voz à mulher, ao gordo e ao negro. “Estou muito feliz por estar participando deste projeto que traduz tudo o que eu gosto de fazer. Eu amo escrever poesias, falar de autoafirmação. Acho que a literatura pode mudar a vida das pessoas e essa é a minha missão através das palavras. Espero que as pessoas se sintam tocadas e representadas pela minha arte”, enfatiza Andrielle. 

            Em outras edições, o projeto Poesia Sobre Trilhos vai dar oportunidade aos novos talentos baianos. “A nossa ideia é levar mensagens inspiradoras para as estações de metrô e dar visibilidade aos escritores baianos sejam eles iniciantes ou conhecidos. Desta forma, vamos transformando vidas com palavras de empoderamento e autoestima”, destaca o gestor de Comunicação da CCR Metrô Bahia, Álvaro Britto.

            Desde o início da operação do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, em 2014, a CCR Metrô Bahia vem promovendo iniciativas em várias frentes visando valorizar a diversidade étnico-cultural e de gênero, além de buscar a promoção da igualdade de oportunidades para todos. Entre os trabalhos desenvolvidos, estão as campanhas educativas e eventos internos e para o público externo como os Diálogos de Segurança realizados durante todo o ano, eventos de Consciência Negra com desfiles e exposições promovidos nos meses de novembro e lançamentos de livros de escritores negros na BiblioMetrô. Todas as atividades têm a diversidade como valor primordial para a prestação de serviço de qualidade e o atendimento de excelência.

 

 

Sobre Andrielle Antonia

É formada em Licenciatura em História, blogueira no www.maisintimo.com.br, fez parte do Comitê Editorial da Revista de História – UFBA, é cofundadora e ex-integrante do Coletivo de Mulheres Negras Luiza Bairros, Roteirista e codiretora do documentário: “Dessilência Maria: Escritoras Negras do Recôncavo Baiano”. Integrante do Grupo de Estudos Africanos e da Diáspora Africana nas Américas, Ciberativista, Gordativista, Feminista Negra, Membra do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Africanos e Afro-brasileiros – AFROUNEB.