Santo padroeiro da Rússia e da Grécia muito cultuado pelos dominicanos
Tasso Franco , da redação em Salvador |
10/01/2020 às 08:11
1800 metros quadrados de afrescos
Foto: BJÁ
A igreja de São Nicolau é considerada a Capilla Sixtina Valenciana com mais de 1800 metros quadrados de pinturas e afrescos em seu teto. Uma beleza monumental num templo do gótico valenciano com barroco a mais bela da cidade segundo especialistas não só na ternura, mas, no valor das artes.
Fica situada no centro da ciudad vella (em valenciano) e depois da conquista cristão, em 1238, quando os árabes são expulsos da cidade foi entregue pelo rei Jaime I aos dominicanos, também chamados na Espanha de dominicos (de São Domingos) que a dedicaram a São Nicolau.
Durante o século XV sofreu ampliações como templo gótico de nave única com planta retangular dividida em seis tramos por arcos que permitem a existência de capelas laterais num total de 12, seis de cada lado, dedicadas a San José, San Dionísio, Verõnica de la Virgem, Santo Sepulcro, Santo Antonio, do Sagrado Coração de Jeesus, São Judas Tadeu, San Vicent Ferrer e do beato Gaspar.
Desta época (século XV) destaca-se a figura de Alfonso de Borja (papa Calixto III) que foi reitor de San Nicolau e de Jaume Roig. No final do seculo XVII deu-se a renovação barroca por parte do arquitetp Juan Bautista Pérez Castiel.
As pinturas do teto foram feitas por Dionís Vidal segundo o planejamento e desenhos do seu mestre Antonio Palomino. É um dos maiores exemplos de convivência entre a arquitetura gótica e decoração barroca existentes na atualidade. (TF)
QUEM É SÃO NICOLAU
(WIKIPEDIA)
São Nicolau de Mira, dito Taumaturgo, também conhecido como São Nicolau de Bari, é o santo padroeiro da Rússia, Grécia e da Noruega. É o patrono dos guardas noturnos na Armênia e dos coroinhas na cidade de Bari, na Itália, onde estariam sepultados seus restos
O dia 6 de dezembro do ano de 350 é a data da morte de São Nicolau de Mira na Turquia, um bispo que ficou conhecido por sua caridade e afinidade com as crianças. Devido à sua imensa generosidade e aos milagres que lhe foram atribuídos, foi canonizado pela Igreja Católica e tornou-se um símbolo ligado diretamente ao nascimento do Menino Jesus. São Nicolau é considerado um dos santos mais conhecidos da cristandade.
É aceito que São Nicolau, seja proveniente de Patara, na Ásia Menor (Turquia), onde teria nascido na segunda metade do século III, e falecido no dia 6 de dezembro de 350. Sob o império de Diocleciano, Nicolau foi encarcerado por recusar-se a negar sua fé em Jesus Cristo. Após a subida ao poder de Constantino, Nicolau volta a enfrentar oposição, desta vez da própria Igreja. Nicolau, porém, não se dá por vencido e permanece atuante, prestando auxílio a crianças e outros necessitados.
A ele foram atribuídos vários milagres, sendo daí proveniente sua popularidade em toda a Europa e sua designação como protetor dos marinheiros e comerciantes, santo casamenteiro e, principalmente, amigo das crianças. De São Nicolau, bispo de Mira (Lícia) no século IV, há um grande número de relatos e histórias, mas é difícil distinguir o que é autêntico e o que são lendas, que germinaram sobre este santo, cuja imagem foi tardiamente relacionada e transformada no ícone do Natal, chamado de Papai Noel (português brasileiro) ou Pai Natal (português europeu) um velhinho corado de barba branca, trazendo nas costas um saco cheio de presentes. Nos Estados Unidos e Canadá e na maior parte dos países da língua anglófona é conhecido como Santa Claus, Father Christmas ou St. Nicholas.
É tido como acolhedor com os pobres e principalmente com as crianças carentes, se preocupando com a educação e a moral tanto das crianças como de suas mães.