Cultura

VALENCIA COMEMORA DIA DE REIS COMO A MAIOR FESTA DA NAVIDAD

Milhares de pessoas comparecem a festa especialmente as crianças para ganharem doces
Tasso Franco , da redação em Salvador | 05/01/2020 às 20:19
Rei mago Belchior o primeiro a desfilar em carro alegórico
Foto: BJÁ
   O feriadão da Navidad na Espanha comunidade de Valência vai de 24 de dezembro até este domingo 5 de janeiro quando acontece a Festa de Reis, o dia da troca de presentes entre as familias (no Brasil esse dia é no Natal) e da festa de rua que mais parece um  Carnaval. Aqui não há a figura do Papai Noel e sim a reverência aos 3 reis magos.

  Em Valencia milhares de pessoas vão às ruas acompanhar o desfile dos três reis magos - Belchior, Baltasar e Gaspar - e as criançaas ficam postadas ao lomgo da avenida principal da cidade para receber doces, bolas e brindes que são lançados dos carros alegóriocos repletos de crianças.

   Diz-se que a entrega dos doces é em agradecimento ao ano letivo de sucesso das crianças e pedaços de carvão para aqueles que não passaram de ano. O desfile dura 2 horas e quem abre são três cavaleiros da Policia e logos depois surgem os carros alegóricos, bandas, acobratas, dragões, romanos, etíopes, bailarinas, todas estilizadas.

   Se encerra com a passagem dos três reis em carros alegóricos, o primeiro a passar é Belchior, depois Baltasar e em seguida Gaspar, que é negro. No final surgem carros de bombeiros com os presentes em gruas. É uma das festas mais concorridas de Valencia. (TF)

OS REIS MAGOS 
(wikipedia)

Três Reis Magos, Reis Magos (em grego: μάγοι, transl. magoi), na tradição da religião cristã, são personagens que teriam visitado Jesus logo após o seu nascimento, trazendo-lhe presentes. 

Foram mencionados apenas no Evangelho segundo Mateus,onde se afirma que teriam vindo "do leste" para adorar o Cristo, "nascido Rei dos Judeus". Como três presentes (ouro, incenso e mirra), foram registrados, diz-se tradicionalmente que tenham sido três, embora Mateus não tenha especificado seu número, que pode ser três, quatro, doze ou até mais.

São figuras constantes em relatos da natividade e nas comemorações do Natal. Melchiorntambém chamado Melquior ou Belchior, Baltasar e Gaspar, não seriam três mas sim, talvez, sacerdotes da religião zoroástrica da Pérsia ou conselheiros. Como não diz quantos eram, diz-se três pela variedade de presentes oferecidos. Não há relatos bíblicos sobre o nome dos magos.

Talvez fossem astrólogos ou astrônomos, pois, segundo consta, viram uma estrela e foram, por isso, até a região onde nascera Jesus, dito o Cristo. Segundo o registro bíblico a estrela porém não os levou diretamente a casa do menino Jesus e sim ao palácio do cruel rei Herodes em Jerusalém na Judeia que coincidentemente desejava a morte de Jesus. Perguntaram eles ao rei sobre a criança. 

Este disse nada saber. Herodes alarmou-se e sentiu-se ameaçado, e pediu aos magos que, se o encontrassem, falassem a ele, pois iria adorá-lo também, embora suas intenções fossem a de matá-lo. Até que os magos chegassem ao local onde estava o menino, já havia se passado algum tempo, por causa da distância percorrida, assim a tradição atribuiu à visitação dos Magos o dia 6 de janeiro.