Cultura

MUSEO DA SEDA EM VALENCIA EXPÕE "GRANDES DA MODA DA SEDA" NO SÉCULO XX

Um segmento importante da economia da cidade de Valencia e região
Tasso Franco , da redação em Salvador | 04/01/2020 às 08:29
Peças dos grandes da moda da seda na Europa no século XX
Foto: BJÁ
   "Os Grandes da Moda da Seda" é o titulo da exposição em cartaz no Colégio de Arte Mayor de la Seda (Museo da Seda) é um dos edifícios mais destacados da arquitetura e cultura valenciana, localizado em uma área muito especial do centro histórico, carrer l'Hospital, 7, casco antigo, bairro Velluters, Valencia, Espanha.

   O edifício data do século XV, é de base gótica e contém uma riqueza patrimonial muito importante em seu interior, na forma de afrescos, murais e mosaicos. A seda foi um dos motores da economia valencia, a ruta de la seda, desde o século XV. O arquivo do Silk College of Art é o mais importante da Europa e guarda um grande número de cópias desde o seu início até o presente na forma de pergaminhos, livros e caixas de arquivo.

   O museu abriu as portas em 2016 e a visita é guida. Custa 6 euros o ingreso. Inicialmente os visitantes assistem uma exposição numa sala especial com tears antigos sobre a operação desses equipamentos e a formação do bicho da seda. É uma aula dada em espanhol que pode ser traduzida para o ingles.

   Em seguida, reebem aparelhos auditivos e iniciam um novo percurso por várias salas contando a história da rota da seda, em Valencia, a importância desse produto para a economia local, os pioneiros, os operadors quando todo o processo era manual, assistem videos e percorrer 11 locais com explicações e mostras de peças antigas, objetos feitos com seda, vestes, sapatos, lenços, etc, e como evoluiu a moda da seda na Europa e no mundo.

   Depois vai-se para uma outra área, no segundo andar do prédio, onde está a expo "Os Grandes da Moda da Seda" dividida em vestidos de noiva, rua, festa e acessórios. A história da moda reflete uma evolução, tanto em roupas quanto em acessórios e, ao seu redor, indústrias como a seda em Valência surgiram.

  O visitante descobrirá uma exposição muito dinâmica, com muita cor, além de representantes de moda icônicos como Dior ou Lagerfeld. Existem roupas fantásticas, entre as quais podemos destacar alguns vestidos de noiva e vestidos de festa espetaculares, que são muito complexos, pois tudo é feito à mão, com cristais de rocha ou pérolas; mas também há peças de rua muito interessantes ”, disse Teresa González, uma das curadoras da exposição.

  O vestido de noiva é um dos itens têxteis mais complexos, tanto para o tecido quanto para a ornamentação. Nesta amostra, há peças que variam de um vestido de linho e renda de 1908 a um desenho de E. Stauffer em duquesa cetim com organza de seda natural Além disso, o vestido de festa é caro, pois geralmente é uma peça de alta costura. Encontraremos itens de Valentino ou Emma Domb, entre outros.

   O edifício do Museo da Seda (em espanhol) começou a ser reabilitado em 10 de novembro de 2014 e em 18 de junho de 2016 abriu suas portas.  “Os grandes nomes da moda em seda. Século 20 ” é uma amostra de peças de designers renomados da história da moda, como Christian Dior, Pierre Balmain, Yves Sain Laurent, Carolina Herrera, Emilio Pucci, Lanvin, Givenchy, Karl Lagerfeld, Guy Laroche, Balenciaga, Valentino e Gaultier, além de outros menos conhecidos, mas com designs que fornecem uma visão interessante da importância da moda no século passado.