Cultura

BASÍLICA DA VIRGEM DOS DESAMPARADOS DE VALENCIA A PADROEIRA DA CIDADE

Fica situada na Plaza de las Virgens no centro de Valencia, ao lado da Catedral Metropolitana
Tasso Franco , da redação em Salvador | 29/12/2019 às 15:31
Uma das igrejas mais bonitas de Valencia
Foto: BJÁ
   A Real Basílica de Nossa Señora de los Santos Inocentes Martires Desamparados conhecida como Basílica de Nossa Senhora dos Desamparados, padroeira de Valencia, Espanha, construção barroca do século XVII tem afrescos no teto e um altar mor dos mais bonitos que conheço. 

   Localizada ao lado da Catedral Metropolitana da Velencia pelo lado da Plaza de las Virgens a basílica é também conhecida como de la Virgen e en valenciano de la Mare de Déu dels Desamparats.

    O inicio de sua construção data de 1652 com término em 1666 obra do arquiteto Diego Martinez Ponce de Urrana. A Virgem dos Desamparados é um dos apelativos pela qual a igreja católica venera Maria segundo o culto de hiperdulia e sua festa acontece no segundo domingo de maio. 

   A entrada na basílica é gratuita e há um museu mariano em suas dependência onde se paga 2 euros por pessoa para entrar e apreciar as obras. Essa santa é também a padroeira da Costa Rica. Na porta desta basílica há sempre mendigos o que faz juz ao nome (desemparados).

   Diz-se que havia um padre em Valência chamado Jofré o qual andava pelas ruas no século XV e viu jovens praticando atos violentos contra um deficiente mental (doido). O psdre interrompeu as agressões e depois construiu uma capela e um abrigo para atender os deficientes da cidade a qual dedicou a Nossa Senhora dos Desamparados. 

   Em 1414, o padre Jofré colocou uma imagem no altar da capela substituida por uma outra feita por três peregrinos com a santa numa posição encurvada. 

   Aconteceu então um milagre de uma mulher cega e paralitica ao apreciar essa imagem e o padre entendeu que os três peregrinos que produziram a imagem eram anjos enviados por Deus.

   Dois séculos depois essa imagem fou transferida para a atual basílica muito visitada por turistas e católicos do bairro histórico de El Carmen, onde se situa. (TF)