Cultura

IGREJA SÃO MARTINHO NO CENTRO DE VALENCIA TEMPLO GÓTICO COM ÚNICA NAVE

Igreja fica no centro da cidade de Valencia, na calle San Vicent Ferrer
Tasso Franco , da redação em Salvador | 24/12/2019 às 08:46
Exemplar de templo gótico que data do ano de 1372
Foto: BJÁ
   A igreja paroquial de São Martin bispo (em português São Martinho) e Santo Antonio abade fica localizada no centro histórico de Valencia, Espanha, e foi construida no século XIV em estilo gótico e barroco. Remonta à época do rei Jaime I de Aragão, que reconquistou a comunidade valenciana dos mouros.

   É um templo belissimo que fica na calle San Vicent Martir, padroeiro da cidade, no centro comercial da cidade. Inicialmente o culto a esta igreja deu-se a Santo Antonio abade, mas, hoje só a San Martin, santo pouco cultuado na Bahia. 

   Mas, a adoção completa do nome da igreja data de 1902 e diz-se iglesia de San Martin obispo e San Antonio Abad.

   Começou a ser construida em 1372 e tem uma só nave gótica em forma trapezoidal. Sofreu alterações nos séculos XVI e XVII e modificaram sua arquitetura primitiva. É um templo imponente que se destaca no final da calle nas proximidades da Plaza de la Reina. Assisti um culto na última segunda-feira na sua nave.

    A eucaristia do Natal acontece hoje a meia noite neste templo.

   QUEM FOI SAN MARTIN OBISPO

    Nasceu na Hungria em Savaria de Panonia sendo soldado en las Gálias (atual França) da cavalaria romana e depois deixou as armas e se dedicou a vida monástica. Tornou-se bispo da cidade de Turões (atual Tours). 
   
   No ano de 337 ocorreu o episódio do manto quando um mendigo com frio pediu-lhe ajuda e como cavaleiro cortou seu prlóprio manto com a espada para ajudar o pobre. Jesus teria aparecido para agradecer-lhe. 

   Aos 38 anos de idade torna-se discipulo de San Hilário, em Poitieres, que o tornou diácono. Anos depois funcou uma comunidade de monges e o primeiro mosteiro na França. Tornou-se bispo de Tours em 371 d.C. e exerceu bispado por 25 anos. Morreu aos 81 anosm em 397.

   É padroeiro dos alfaiates, restauradores, soldados, cavaleiros e produtores de vinho.