Mais de 1km da Costa Atlântica serão documentados
Da Redação , Salvador |
23/10/2019 às 17:02
Foto de Ênio Luis
Foto: Enio Luis
Mil e cem quilômetros e trinta e cinco municípios formam a Costa da Bahia, que a partir de novembro receberá o projeto pioneiro Expedição Fotográfica Costa da Bahia. Capitaneada pelos fotógrafos Ênio Luís e Margarida Neide, pela jornalista Carine Araújo e pelos cineastas Márcio Soares e Nanau Souza a expedição terá como foco lançar um olhar plurifacetado sobre roteiros exclusivos do nosso litoral, não apenas com foco turístico, mas contemplando as especificidades da costa brasileira – já que a baiana é sua maior porção.
O resultado disso poderá ser contemplado num livro fotográfico, uma expedição multimídia e um documentário que deverão ser lançados em 2020.
A primeira parada é Mucuri, divisa com Espírito Santo e primeira cidade da Bahia para quem vem pelo Sudeste. A pequena cidade está inserida na Área de Proteção Ambiental da Costa Dourada. Também integra o roteiro um dos 7 Patrimônios Naturais da Humanidade no Brasil, definido pela Unesco: a Costa do Descobrimento.
“Esse projeto parte da necessidade de registro daquilo que consideramos de alto valor cultural, histórico e geográfico para o nosso estado”, diz Ênio Luís que além de fotógrafo é ex-atleta premiado, dando nome inclusive ao Troféu Ênio Luís de Natação.
A expedição conta com o patrocínio da Ford, o apoio da Elos Confecção e da Tabuleiro Produções e poderá ser acompanhada ainda pelas redes sociais do projeto no Instagram: @excostadabahia e no Youtube Expedição Costa da Bahia.