Dia 23 de outubro
José Carlos Teixeira , Salvador |
23/10/2019 às 13:52
Victor Mascarenhas
Foto: Ricardo Santiago
O escritor baiano Victor Mascarenhas lança nesta quarta-feira, 23, o romance “O som do tempo passando”, em noite de autógrafos no restaurante Solar, no Rio Vermelho, em Salvador.
Quinto livro de Victor, “O som do tempo passando” é o primeiro lançamento da Cafeína Produção de Conteúdo, um selo do próprio autor, que resolveu assumir o comando da sua carreira e sair do esquema das editoras tradicionais.
O livro narra o encontro dos jovens guitarristas Ricardo e Henrique, o baixista Aílton e o baterista Miguel, nos anos 1980, quando formam uma banda de rock que acabou junto com suas adolescências, sem fazer sucesso, gravar discos ou fazer shows profissionais. E o reencontro – mais de trinta anos depois – do entediado e bem sucedido advogado Ricardo, com o rockstar fracassado Henrique, o silencioso e talentoso músico Aílton e o simpático professor de história Miguel.
O pretexto do reencontro é um ensaio da velha banda, o repertório são as lembranças e diferenças entre o que eles sonhavam ser e o que se tornaram, e a trilha é o bom e velho rock’n’roll.
SOBRE O AUTOR:
Victor Mascarenhas é escritor e roteirista. Sua carreira literária começou em 2008, quando venceu o Prêmio Braskem Cultura e Arte, da Fundação Casa de Jorge Amado, e lançou “Cafeína”, prefaciado pelo escritor Fausto Fawcett. Um dos contos do livro, “Leão-marinho”, foi adaptado para o cinema pela Oi Kabum em 2010 e exibido no Festival do Rio, em 2012.
Seu segundo livro, “A insuportável família feliz”, foi lançado em 2011, mesmo ano em que o autor foi finalista do Prêmio OFF Flip de Literatura. Em 2013, um dos contos desta obra foi adaptado para história em quadrinhos, na graphic novel “Billy Jackson”, em parceria com o premiado ilustrador Cau Gomez, considerada uma das melhores do ano pelo site Universo HQ. Ainda em 2013, saiu “Xing Ling made in China”, uma ficção científica farsesca e distópica que, segundo a crítica literária Andreia Santana, do jornal A Tarde, “remete aos versos de escárnio do poeta colonial Gregório de Matos”.
Dois anos depois, foi publicado “Um certo mal-estar”, mais um volume de contos, reunindo textos premiados e publicados em antologias, sites e jornais literários Brasil afora.
Nos últimos anos, Victor tem se dividido entre a literatura e o audiovisual, tendo escrito o longa-metragem “Tonho” (em produção), em parceria com o cineasta francês Bernard Attal, e trabalhando no desenvolvimento de uma série para TV, baseada em um dos seus contos, para a Turner Internacional. Em 2019, após participar do circuito Arte da Palavra do SESC, dando oficinas literárias em diversas cidades do país (Salvador - BA, Campo Grande e Corumbá - MS, Joinvillle e Jaraguá do Sul – SC), está lançando “O som do tempo passando”, seu novo romance e primeiro projeto da Cafeína Produção de Conteúdo, selo independente criado pelo próprio autor.
SERVIÇO:
O som do tempo passando, Victor Mascarenhas (Cafeína Produção de Conteúdo)
Preço: R$ 35,00
Lançamento: 23/10
Local: Solar Rio Vermelho, Rua Fonte do Boi
Horário: 19h
tel.: 71 98112-4762
site: www.literaturacomcafeina.blogspot.com