Cultura

Lançamento da Revista Organismo acontece em Salvador

O evento de lançamento acontece no dia 10 de outubro e terá um bate-papo com alguns dos curadores e curadoras
Tacila Mendes , Salvador | 08/10/2019 às 10:09
Lançamento da Revista Organismo acontece em Salvador
Foto: divulgação
A Revista Organismo, publicação impressa sobre literatura brasileira contemporânea, lança novos números com curadoria de nomes de destaque como as premiadas Conceição Evaristo e Lívia Natália, e do poeta e performer Ricardo Aleixo que forma dupla com o prosador Evanilton Gonçalves. O evento de lançamento, denominado “As contemporaneidades negras nas literaturas brasileiras”, terá um bate-papo com alguns dos curadores e curadoras e conta com a mediação de Silvana Carvalho, no dia 10 de outubro, às 18h30, no Quadrilátero da Biblioteca Central da Bahia, nos Barris, em Salvador. Será aberto ao público e, na ocasião, haverá distribuição gratuita da revista.
A revista é um lançamento da editora Organismo e tem apoio do Fundo de Cultura do Estado da Bahia. Estes são os números 8 e 9 da publicação e contam com textos de poetas e escritores de todo o Brasil. Além de proporcionar a circulação dos escritos, a revista traz um conteúdo que propõe inovar na forma de compreensão de textos contemporâneos caracterizados como negros, periféricos, feministas, marginais e também os canônicos.
O editor geral do projeto, o poeta e pesquisador soteropolitano, Jorge Augusto, comemora o décimo número da revista. Morador do bairro da Liberdade, doutorando pela UFBA, ele destaca a necessidade de haver publicações que se dediquem a expor a multiplicidade da literatura brasileira e festeja que essa revista tenha surgido na capital baiana. “A publicação contribui de maneira decisiva para a produção de uma cartografia da poesia brasileira contemporânea, que alarga e põe em questão a própria noção de contemporâneo que vem sendo discutida pela crítica literária brasileira”, acrescenta.
Outra inovação da revista Organismo é que ela mantém, desde a sua primeira edição, uma estrutura diferente: todas as páginas são destacáveis. Assim, todo leitor e leitora pode, à sua vontade, reeditar os números ou a coleção inteira. “Esse gesto de reedição empreendido pelo leitor busca estimular sua atuação como crítico, atualizando de forma radical a edição da revista”, comenta Jorge Augusto.
Desde o lançamento do número zero, em 2015, todas as publicações seguem o mesmo requisito: participam curadores diferentes a cada edição, sendo dois poetas e/ou críticos de literatura. Dentre os nomes que já participaram estão: Berimba de Jesus, Marília Garcia, Nelson Maca, Rita Santana, Ana Carla Portela, João Filho, Nívia Maria Vasconcelos, Carissa Macedo, Guellwaar Adún. Essa diversidade de agentes estimula e visibiliza a diversidade da poesia contemporânea no Brasil.
A revista Organismo tem apoio financeiro do Governo do Estado, por meio do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda (Sefaz) e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), por meio do edital Setorial de Literatura 2016-18/2016, da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB). 

 


SERVIÇO:

O quê? Lançamentos dos números 8 e 9 da revista Organismo, com bate-papo com Lívia Natália, Ricardo Aleixo e Evanilton Gonçalves e mediação de Silvana Carvalho.

Quando: Quinta-feira, 10 de outubro, às 18h30.

Onde: Quadrilátero da Biblioteca Pública dos Barris, em Salvador.

Entrada: Franca.

Apoio: Governo do Estado, por meio do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda (Sefaz) e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), por meio do edital Setorial de Literatura 2016-18/2016, da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB).