Lançamento acontece neste sábado (24/08)
Marcelo Torres , Salvador |
23/08/2019 às 14:19
Livro traz narrativas de futebol com humor
Foto: divulgação
O baba na Bahia, o Prêmio Nobel que assistiu um Ba-Vi na Fonte e as peripécias do jogador Allan Dellon são algumas das narrativas de “Os nomes da rosa”, livro de crônicas de humor que fala de futebol com o olhar da literatura. A obra, de autoria do jornalista Marcelo Torres, será lançada neste sábado (24/08), na Confraria do França, no Rio Vermelho.
A ideia do livro, segundo o autor, é fazer diferentes leituras sobre o mundo do futebol. Para isso, ele escalou uma seleção de craques: Armando Nogueira, Nelson Rodrigues, Vinicius de Moraes, Luis Fernando Verissimo, Graciliano Ramos, Gabriel García Márquez, entre outros.
A coletânea, que tem prefácio do jornalista Juca Kfouri, traz 14 crônicas que narram situações curiosas, inusitadas, às vezes bizarras no mundo do futebol, como as loucuras do torcedor doente, o pênalti inventado pelo juiz ladrão, o caso do goleiro que virou escritor, a promessa de craque que não vingou e as tragédias em torno de um estádio, entre outras.
Entre os diversos temas das narrativas estão uma frase que Pelé disse e depois desdisse, a bebedeira de um torcedor após goleada sofrida por seu time e pequenos ensaios sobre expressões do mundo do futebol, como “pontapé inicial”, “gol olímpico” e “o drible da vaca”, entre outros.
O título da obra é um intertextualidade com "O nome da rosa", romance de Umberto Eco. "A partir da rosa, essa palavra que é nome de flor e mulher, eu especulo algumas respostas para aquela pergunta irreverente 'Quem é a bola', que teria sido feita pela grã-fina das narinas de cadáver, segundo Nelson Rodrigues", explica o autor, enfatizando o lado irreverente da obra.
Marcelo Torres nasceu em Sátiro Dias, no sertão da Bahia e mora há 17 anos em Brasília, onde se reúne com outros rubro-negros para assistirem aos jogos do Leão da Barra. Formou-se em Jornalismo na Universidade Federal da Bahia, é especializado em Jornalismo Literário. Trabalhou na Direção Geral do Banco do Brasil e na Presidência da República. Publicou “O bê-á-bá de Brasília” e fez parte da antologia “Contágios”, organizada pelo escritor e crítico literário José Castello. Em 2012 ficou em 2º lugar no Prêmio Nacional de Novelas Históricas, do Governo do Estado da Bahia, com a obra “Aos pés do caboclo”, ainda inédita.
Serviço
Lançamento do livro “Os nomes da rosa”
Dia: 24 de agosto (sábado)
Horário: das 16h às 21h
Local: Confraria do França, Travessa Lydio de Mesquita, 43, Rio Vermelho