Cultura

FEIRA: Colbert lamenta morte de Detinha Falcão esposa de João Falcão

João Falcão foi fundador e diretor do Jornal da Bahia e autor de livros
Da Redação , Salvador | 30/07/2019 às 20:26
Detinha Falcão, 94 anos de idade
Foto: DIV
“Quero lamentar em nome do povo feirense, que reconhece a importância desta família para o desenvolvimento do nosso município, e também da Bahia, a morte da senhora Detinha”. A declaração é do prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins Filho, ao lamentar a morte de Hyldeth Ferreira Falcão, 94 anos. Ela era viúva  de  João da Costa Falcão, segundo o prefeito, “um dos mais ilustres jornalistas que este Estado já formou”. 

Detinha Falcão, como era mais conhecida, morreu na segunda-feira, 29 e será sepultada às 16 horas desta terça, na Igreja do Cemitério Campo Santo, em Salvador. Deixa seis filhos (João da Costa Falcão Filho, Wilson Ferreira Falcão, Maria Luiza Falcão Silva, Maria Célia Ferreira Falcão, Maria Helena Ferreira Falcão e Maria Adenil Falcão Vieira), 21 netos e 25 bisnetos.  Um dos filhos, Wilson Falcão, foi vereador em Feira de Santana.

Formada em Teologia pela Universidade Católica do Salvador, Detinha acompanhou de perto a trajetória do marido, João da Costa Falcão, fundador do extinto Jornal da Bahia (veículo que tornou-se marco na imprensa do Estado), por sua resistência e luta pela democracia.