Roda de conversa em Salvador debate o desenvolvimento dos jovens em uma sociedade em plena transformação
Bruno Machad , Salvador |
25/07/2019 às 12:53
ARVORAR
Foto: Raul Spinassé
Não é impressão: os levantamentos mais recentes feitos mundo afora com os jovens sobre suas condições emocionais apontam aumento do número daqueles que se dizem infelizes com suas vidas. As preocupações tradicionais dos pais e cuidadores com abuso de álcool e drogas, comportamentos de risco e desinteresse pelos estudos, somam-se agora a questões como cyberbullying, automutilação, isolamento social e às epidemias de ansiedade, depressão e dependência da tecnologia. No dia 31 de julho (quarta), a Arvorar Desenvolvimento Humano promove uma roda de conversa sobre o tema, em Salvador.
Com o título “Adolescer em um mundo adolescente: a família diante de novos riscos e oportunidades”, o encontro é uma ação do Programa Arvorar Jovem e acontece às 19h, no Colégio Integral, com entrada franca. O mediador do debate é o médico e terapeuta Feizi Milani, doutor em Saúde Pública e especialista nesta fase da vida.
“Nossa sociedade, da mesma forma que o adolescente, tem passado por transformações rápidas e profundas em todos os seus níveis”, aponta Dr. Feizi. Assim, temos o adolescente, um ser em crise, impelido a se estabelecer emocionalmente no âmbito de uma sociedade também em crise.
No mundo, o suicídio já é a segunda causa de morte entre adolescentes, segundo a Organização Mundial da Saúde. No Brasil, segundo o Mapa da Violência, entre 2000 e 2015 eles aumentaram 65% dos 10 aos 14 anos e 45% dos 15 aos 19 anos. Outro estudo, lançado pela American Psychological Association no ano passado, a partir de pesquisa feita com mais de um milhão de jovens de 13 a 18 anos nos Estados Unidos, apresenta uma queda abrupta no índice de autoavaliação do bem-estar entre jovens a partir de 2012 e indica uma correlação entre o fato e a ascensão das redes sociais e dos smartphones.
O problema não é apenas dos jovens e falar sobre isso com eles, contextualizado ao mundo em que vivemos, é fundamental para seu bom desenvolvimento e a construção de relacionamentos saudáveis. “Devemos ter uma postura ativa diante dessas questões e aprofundar as reflexões de forma a transformar os riscos e desafios em oportunidades de crescimento tanto para os adolescentes como para a própria sociedade”, avalia Eduardo Santos, psicólogo e consultor em educação e desenvolvimento social, responsável pela Arvorar, que promove o evento.
O convidado
Dr. Feizi Milani é doutor em Saúde Pública pela UFBA, médico e terapeuta. Especialista em adolescência, trabalha voltado a este público há 25 anos, tendo ministrado mais de 900 palestras no Brasil e em outros 10 países sobre diversos temas ligados ao universo adolescente, como cultura de Paz e protagonismo juvenil. É autor e co-autor de 19 livros e professor na UNEB e na Escola Bahiana de Medicina. Fundador e Diretor do Instituto Nacional de Educação para a Paz e os Direitos Humanos (INPAZ), é também Fellow da Ashoka Empreendedores Sociais e foi agraciado com o Prêmio Cidadania Mundial em 1999.
Arvorar - Desenvolvimento Humano
A Arvorar é uma empresa dedicada ao desenvolvimento das potencialidades de pessoas, comunidades e organizações. Atua na área da educação, desenvolvimento social e programas de formação. Possui expertise direcionada a projetos e ações voltados ao desenvolvimento de adolescentes e jovens - como o programa Arvorar Jovem.
SERVIÇO
Adolescer em um mundo adolescente: a família diante de novos riscos e oportunidades
Roda de Conversa com Dr. Feizi Milani – Médico e Terapeuta
31 de julho (quarta-feira), às 19h
Local: Colégio Integral (R. Fernando Menezes de Góes, 570 – Pituba)
Entrada Franca | Vagas Limitadas
Inscrições no Colégio Integral ou pelo telefone: 71 2101-5000