Cultura

Estudo revela identidade das aves gigantes desenhadas no chão em Nazca

Os pesquisadores usaram uma abordagem ornitológica (ramo da biologia que estuda os pássaros) para analisar os desenhos
Nara Franco , Rio de Janeiro | 28/06/2019 às 10:17
Estudo revela identidade das aves gigantes desenhadas no chão em Nazca
Foto: divulgação
Um novo estudo conduzido por cientistas japoneses desvendou um dos vários mistérios que cercam as enigmáticas linhas e geoglifos de Nazca, no Peru, que foram entalhadas no chão há cerca de dois mil anos por sociedades pré-incas. Os desenhos foram feitos entre 400 a.C. e 1000 d.C. por meio da remoção de pedras da superfície marrom-avermelhada do deserto Nazca, expondo o subsolo cinza amarelo.
Os pesquisadores usaram uma abordagem ornitológica (ramo da biologia que estuda os pássaros) para analisar os desenhos.
"Até agora, as aves dos geoglifos haviam sido identificadas com base em impressões gerais ou em algumas características morfológicas", afirma Masaki Eda, pesquisador do Museu da Universidade de Hokkaido, no Japão. "Mas analisamos em detalhes as formas e tamanhos relativos aos bicos, cabeças, pescoços, corpos, asas, rabos e patas. E comparamos esses dados com os de aves modernas no Peru."
A nova análise ornitológica revelou que as hipóteses anteriores sobre a identidade das aves estavam erradas. Eda e seus colegas reclassificaram como um colibri-eremita um pássaro que até então havia sido identificado genericamente como beija-flor.
E duas figuras que haviam sido catalogadas como uma ave-guanera e um pássaro não identificado são, em ambos os casos, pelicanos, de acordo com o estudo publicado na revista científica Journal of Archaeological Science: Reports.
Segundo os pesquisadores, outros desenhos que podem ser de condores ou flamingos não apresentam características ornitológicas suficientes para validar essa identificação e são muito diferentes das aves modernas.
Os cientistas esperam identificar mais espécies usando restos mortais de pássaros escavados em Nazca e desenhos em cerâmica do mesmo período.