Cultura

O improvável final feliz de Game of Thrones: o que esperar do final?

Quem acompanha GOT sabe que a qualquer momento um personagem muito querido da série pode morrer
Nara Franco , Rio de Janeiro | 09/05/2019 às 19:04
Game of Thrones
Foto: divulgação

A derradeira temporada da série Game of Thrones está dando o que falar. Seja pela épica Batalha de Winterfell ou pelo copo do Starbucks visto em uma cena do último episódio. A produção, que demorou 2 anos para filmar as temporadas 7 e 8, anda desagradando os fãs mais radicais, uma vez que a história dos atuais episódios foge do que é contado nos livros que são a base da saga. O que em nada abala a popularidade de GOT. 

Mas agora que o fim se aproxima, o que esperar da história dos personagens Daenerys Targaryen e Jon Snow, os mais prováveis herdeiros do Trono de Ferro? 

De acordo com matéria publicada pela revista norte-americana Vanity Fair, o escritor George R.R. Martin, autor de A Canção do Gelo e do Fogo - "disse que o show seguirá seu final planejado". 

Quem acompanha GOT sabe que a qualquer momento um personagem muito querido da série pode morrer. Final planejado, portanto, é um conceito vago. O fato de Jon Snow ter deixado seu fiel escudeiro, o cachorro Ghost com o amigo Tormund, deixou muitos espectadores em estado de alerta. O próprio Martin disse repetidamente a palavra "agridoce" para descrever o tom de seu capítulo final, mas foi ainda mais longe durante uma entrevista de 2015 para a The Observer. Primeiro, ele prometeu que o final não seria um cenário apocalíptico (que foi confirmado com a morte do Rei da Noite). Em seguida, Martin citou a história com a qual sua saga conversava desde o início: “Não é segredo que J.R.R. Tolkien tem sido uma enorme influência em mim e eu amo o jeito que ele terminou Senhor dos Anéis". 

O problema começa quando o autor completa: "O Senhor dos Anéis tinha uma filosofia muito medieval: que se o rei fosse um homem bom, a terra prosperaria", disse ele à revista Rolling Stone em 2014. "Nós olhamos para a história real e não é tão simples".

Jon Snow e Daenerys estão entre os personagens mais populares de GOT e escolher um dos dois para torcer não parece ser uma tarefa que os fãs da série querem fazer. A maioria quer os dois juntos porém, como tia e sobrinho, o romance entre eles não deverá continuar. Jon sempre foi o elo entre todas as história, assim como as crianças do clã Stark (ele incluso).  Snow, foi moldado por líderes: dos selvagens e da Patrulha da Noite. A maior influência, sem dúvida, foi de Mance Rayder, o chamado Rei Além do Muro (The King Beyond the Wall) que uniu os Wildlings pela primeira vez na história de Westeros. Mance, como Jon, era um ex-membro da Patrulha da Noite. 

Mance ensinou Jon que a sobrevivência é mais forte que o orgulho e sua recusa a ter poder desperta uma lealdade que incomoda muito a rainha Daenerys. Jon recusaria o Trono de Ferro e insistiria que Daenerys é a governante legítima? Estariam os capítulos finais preparando um duelo para os herdeiros da Casa Targaryen?

Daenerys é uma heroína, não vamos esquecer que ela libertou escravos, mas governar nunca foi de fato seu forte. Desde que chegou a Westeros, ela se apoia na popularidade de Snow para se manter. Sua insegurança demonstrada no último episódio começa a parecer mais do que apenas um desejo de acabar com a tirania. 

Falta pouco para sabermos que assumirá o Trono de Ferro. As teorias pipocam na rede sem parar, com fãs desesperados com um possível embate. Agora, é fazer as apostas e torcer para um improvável final feliz.