Esta terça-feira, 07, foi um dia de apropriação do mundo mágico do circo ao processo educativo das escolas municipais Vila Nova, no Bairro de Portão, e Jacira Mendes, em Itinga. As crianças emergiram no universo lúdico do Circo de Só Ler – Teatro de Bonecos, cuja apresentação resultou da parceria entre a Prefeitura de Lauro de Freitas e o governo do Estado, por meio do Bahiagás e do Fazcultura. O espetáculo é um musical que tem como objetivo despertar o educando para a importância da leitura, o que reforça diretrizes pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Além disso, estimula a valorização das educadoras e educadores.
No turno da manhã, o teatro foi apresentado aos educandos da Escola Municipal Vila Nova. Após a apresentação, o vice-diretor da unidade, Ubirajara Cordeiro, estimulou os alunos a discutirem sobre a importância da leitura, acentuando o caráter educativo do espetáculo. A unidade atende a mais de cem crianças na faixa etária compreendida entre dois e 11 anos, em tempo integral. No período das 7h45 às 17 horas, a escola oferece aos educando, além do conteúdo pedagógico que vai da Educação Infantil ao Fundamental I, lanche, almoço, caminhas para um breve cochilo após o almoço e banho.
Como explica Ubirajara Cordeiro, “os pais deixam as crianças conosco para irem ao trabalho e quando voltam estão alimentadas, tomadas banho, além de terem seguido a programação pedagógica”. Ubirajara ainda reforça que a unidade promove atividades lúdicas e recreativas, “que são fundamentais para o desenvolvimento de percepções e subjetividades do aluno”.
No período vespertino, foram premiados com o espetáculo os 247 estudantes da Educação Infantil ao quinto ano da Escola Municipal Jacira Mendes. A unidade atende ao mesmo número de crianças no período matutino e, à noite, oferece Educação de Jovens e Adultos a 178 laurofreitenses.
Musical – O musical conta a história de um menino que não sabia ler e, com a chegada de um circo bem diferente em sua cidade, ele viaja no mundo mágico da literatura infantil. Músicas, texto e direção do espetáculo são de Gerson Guimarães, professor de história e compositor, cujas composições foram gravadas por artistas como Daniela Mercury, Claudia Leitte, Netinho e Jau.
O Circo de Só Ler foi premiado como melhor espetáculo infanto-juvenil, em 2014, no formato com atores (Prêmio Braskem de teatro). Agora no formato de fantoches, traz, além de uma nova ludicidade, a possibilidade de ser realizado em praças públicas, feiras literárias e, em especial, nas escolas, que, segundo o autor, “são os verdadeiros Circos de Só Ler".