De acordo com a Academia, filmes distribuídos por serviços de streaming, lançados no mesmo dia ou após a exibição “de qualificação” nos cinemas, permanecem elegíveis ao Oscar
Nara Franco , RJ |
27/04/2019 às 10:05
Estatueta mais cobiçada do cinema
Foto:
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood manteve as regras de elegibilidade para os filmes que concorrem à premiação do Oscar. Os 54 integrantes do conselho da Academia votaram pela manutenção da “regra 2”, que exige que os longas-metragens sejam exibidos por pelo menos 1 semana em uma sala de cinema de Los Angeles.
De acordo com a Academia, filmes distribuídos por serviços de streaming, lançados no mesmo dia ou após a exibição “de qualificação” nos cinemas, permanecem elegíveis ao Oscar, uma vitória para grupos como Netflix.
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas apresentou algumas pequenas modificações para a próxima premiação. O nome da categoria “Melhor Filme Estrangeiro” passa para “Melhor Filme Internacional”. Além disso, a categoria de “Melhor Maquiagem” teve o número de indicados finalistas expandido de três para cinco filmes. O Oscar 2020 está marcado para o dia 9 de fevereiro.
Ao comunicar que manteve a “regra 2” de elegibilidade ao Oscar, a Academia informou que “planeja estudar melhor as profundas mudanças que ocorrem na indústria e continuar as discussões com nossos membros sobre essas questões”.