Cultura

SERRINHA: PROCISSÃO DO FOGARÉU E BACALHAU DA BARÃO ABREM SEMANA SANTA

Uma apresentação teatral é feita na colina de Santana e 'soldados' romanos conduzem Jesus
Tasso Franco , da redação em Salvador | 18/04/2019 às 04:44
Procissão do Fogaréu
Foto: DIV
   Acontece nesta noite de quinta-feira, 18, a Procissão do Fogaréu, em Serrinha, sob o comando do bispo Dom Assolari. O ato religioso tem quase 90 anos de existência e é uma das procissões mais bonitas do país com milhares de pessoas portando tochas acesas durante à noite e percorrendo as ruas da cidade e indo até a Colina de Senhora Santana, num percurso de mais de 6 km entre a catedral e a colina.

   A procissão foi introduzida na cidade pelo padre Carlos, em 1930, copiada de uma semelhante que existia em Salvador. Em Serrinha, tornou-se uma tradção e a cada ano é mais concorrida atraindo fiéis da localidade e da zona rural, e até de outros municípios. Neste 2019, a Prefeitura Municipal fez uma iluminação especial na colina e o que deixou o local ainda mais bonito, com lâmpadas azuis formando um terço gigante.

   Serrinha tem uma das semanas santas mais animadas da Bahia. Também hoje, à noite, começam os festejos do Bacalhau da Barão, um encontro dos amigos e filhos de Serrinha na rua Barão de Cotegipe que, em seu nono, terá inicialmente a apresentação da Filarmônica 30 de Junho, o serviço do bacalhau na sexta e shows no sábado. Acontece também na sexta a subida do morro com via crucis.

   No sábado de aleluia, a queima de Judas, e no domingo a procissão do Senhor Morto. A procissão do Fogaréu é uma representação popular da prisão de Cristo no Monte das Oliveiras e depois sua crucificação.