Cultura

Bloco Sal da Terra comemora 20 anos no Circuito Batatinha

Bloco Sal da Terra comemora 20 anos no Circuito Batatinha com atrações nacionais e internacionais
Rebeca Caldas , Salvador | 14/02/2019 às 12:09
Bloco Sal da Terra
Foto: divulgação

Clima de festa e comemoração vão marcar as atividades do Bloco Sal da Terra neste Carnaval. É que em 2019 a agremiação completa 20 anos que desfila no Circuito Batatinha, espalhando mensagens de amor, paz, alegria e esperança aos foliões que frequentam o local. As atividades vão iniciar na sexta-feira (1/3) à noite e vão durar até a terça-feira (5/3).

A edição deste ano contará com várias atrações. Entre elas, a maior banda internacional de reggae gospel, Christafari, que se apresenta no bloco pela segunda vez; a banda baiana de reggae Sementes e o DJ argentino Lorenzo. As artes cênicas também terão grandes representantes, que são o grupo paraibano de malabares Boca na Rua, o grupo de dança da Rede Global de Artes (Regar) e o casal de performers Pastor Beto e Char. A programação vai contar ainda com o reforço da Igreja Bola de Neve, parceira do bloco.

Para o presidente do bloco, Pastor Ubirajara Gomes, há muitos motivos para comemorar. “Não tem preço a experiência de participar do carnaval do Pelourinho. Desde 2000 estamos nas ruas promovendo a mensagem de Jesus aos foliões e alcançamos resultados positivos. Muitas pessoas tiveram suas vidas transformadas para sempre, pois encontraram uma alegria que dura o ano inteiro”, afirmou.

As atividades dividem-se na realização de desfile no período da tarde, ao anoitecer começam os trabalhos no palco instalado na Praça da Sé, com apresentações para o público infantil, seguido do show no período noturno.

História - Vinculado à Igreja Batista Missionária da Independência (IBMI), em Nazaré, nos seus primeiros anos, o Bloco Sal da Terra reunia quarenta pessoas que faziam apresentações de danças nas praças do Centro Antigo. Aos poucos, foi mudando seu formato, culminando no modelo atual, que conta com 550 integrantes em média e é formado por alas de dança, personagens infantis, instrumentos de sopro, banda de percussão, além de centenas de fiéis que acompanham o desfile nas ruas e ladeiras do Pelourinho, o que o configura um dos maiores blocos do circuito. Além disso, o grupo conta com um palco instalado na Praça da Sé, onde acontecem apresentações de teatro adulto e infantil, performances de danças e dramas, shows musicais, malabares, truques de mágica, entre outros.

Ao longo do tempo, o bloco passou a ser reconhecido em todo Brasil e até em outros países e atraiu diversos grupos artísticos do segmento evangélico nacional e internacional. É o caso do bloco de frevo recifense Rugido do Leão e da Bateria de Escola de Samba da Bola de Neve, de Santos, que já realizaram intercâmbios musicais no Pelourinho. Além disso, a Praça da Sé tem sido palco para artistas de grande destaque, como o cantor de samba-reggae Lázaro, o representante do reggae Nengo Vieira, o sertanejo Marcos Nunes, o sambista Waguinho, além da maior banda internacional de reggae, Christafari, atração confirmada para este ano.