Quem passar pelo Aeroporto de Salvador nos próximos dias vai ter a oportunidade de ver painéis artísticos com a temática da Bahia serem criados ao vivo a partir dos tapumes das obras de modernização do equipamento. As criações integram a exposição “Arte no Ar”, lançada nessa quarta-feira (06), com 30 peças assinadas pelos artistas Elano Passos, Ronald Lago e Alexandre Feliciano.
O primeiro conceito explorado pelos artistas foi “Baianas”, trabalhado em três painéis, um assinado por cada artista. Um deles, inclusive foi criado ao vivo por Elano durante o evento de lançamento. Temas como “Sincretismo”, “Faróis de Salvador”, “Capoeira” e “Pontos Turísticos” também vão ganhar destaque nos painéis expostos.
“Ao fazer referência à cultura, arquitetura e belezas da Bahia, a exposição reflete o conceito de ‘sense of place’ presente nos 46 aeroportos VINCI espalhados pelo mundo, em que os terminais deixam de ser impessoais para transmitir a identidade do local”, destaca o diretor-presidente do Aeroporto de Salvador, Julio Ribas.
Ao vivo
Na quinta (07) e na sexta (08), às 15h, Elano estará no Aeroporto dando vida a algumas dessas peças. Já no sábado, pela manhã, será a vez de Ronald e Alexandre produzirem alguns painéis diante dos olhos do público. “A ideia de criar boa parte deles ao vivo é para que as pessoas participem do momento de criação, interajam com a nossa inspiração e se surpreendam com o resultado”, explica Elano, que é também o curador da mostra.
Aberta ao público, a exposição fica em cartaz durante todo o período de vigência das obras no Aeroporto de Salvador, integrante da rede VINCI Airports. As criações serão reposicionadas conforme as intervenções avançarem e novas áreas forem isoladas para reforma. Os primeiros painéis foram produzidos durante o lançamento da mostra, onde Elano apresentou o charme e a leveza dos seus traços preto e branco combinados à explosão de cores de
Ronald e Alexandre.
Sobre a exposição – “Arte no Ar” reúne 30 obras na dimensão de 2,20m x 1,20m feitas em partes de tapumes que seriam descartados. As pinturas espalhadas por diversos ambientes do Aeroporto visam proporcionar uma pausa no olhar entre as chegadas e partidas dos passageiros e dialogar com os 25 mil turistas e baianos que circulam diariamente pelo local