Cultura

Artistas gravam CD em homenagem à Oxalá

As gravações começam nesta sexta-feira (25)
Imprensa Via Press , Salvador | 25/01/2019 às 18:26

Vários artistas emprestam sua voz, a partir desta sexta-feira (dia 25/01), para a gravação do CD Obatalá, registro importante de memória e preservação dos cânticos sagrados do candomblé. Entre os nomes confirmados, estão Gilberto Gil, Zeca Pagodinho, Gal Costa, Nelson Rufino, Lazzo, Margareth Menezes, Matheus Aleluia, Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Carlinhos Brown e Márcia Short. O projeto, iniciativa do grupo Ofá Osogbá, do Terreiro do Gantois, terá direção musical de Alê Siqueira e Iuri Passos, e contará com participação do coral e alagbês do Gantois, e do grupo social Run Alagbê. 

As gravações começam nesta sexta-feira (dia 25) e seguem até dia 03 de fevereiro no estúdio Ilha dos Sapos, no Candeal. Serão 14 faixas, a maioria em iorubá, com registro dos cânticos de terreiros dos orixás Oxalá, Oxum, Oxossi e Xangô. O disco conta também com duas canções em português, compostas especialmente para o projeto: A Força do Gantois, de Nelson Rufino e cantada por ele e por Zeca Pagodinho, e Carmen (Beto Pellegrino e Ariston), cantada por Gilberto Gil e Gal Costa em homenagem à yalorixá do Gantois, filha de Mãe Menininha.

Com direção geral assinada por Flora Gil e idealizado por Iuri e Yomar Passos, o projeto nasceu com o objetivo de preservar a memória da música sacro-afro-brasileira, registrando e entregando este legado cultural para as próximas gerações. Idealizado há 10 anos, o disco foi inspirado no CD Odun Orin (Festa da Música), lançado em 2000 pelo grupo Ofá Osogbá. “Nosso tempo é o Agora, e o disco chega neste momento como também um ato de resistência”, diz Iuri, acrescentando que no encarte terão as traduções das canções para o português, além de ilustrações e histórias dos cânticos aos orixás.

O disco será divulgado nas comunidades de matrizes africanas, escolas, bibliotecas públicas e instituições comunitárias e culturais, e as faixas estarão disponíveis em todas plataformas digitais. Com produção da Gege Produções, será lançado no final do primeiro semestre. 

 

Ficha técnica:
Direção : Flora Gil

Direção Artística/Musical: Yomar Asogba e Iuri Passos

Produção Musical: Alê Siqueira e Iuri Passos

Arranjos: Roberto Pellegrino e Iuri Passos

Produção Executiva: José Maurício C.D. Bittencourt

Assistente de Direção Musical: Edvaldo Bolagi

Assistente de Produção: Luciana Baraúna e Keka Almeida

Fotografia e Audiovisual: André Sant´Ana e Letícia Muhana

Assessoria de Imprensa: Elaine Hazin