O dançarino internacional Geraldo Si ministra em Salvador as oficinas de criação “Ibipío – O Momento é Agora” para músicos, atores, artistas plásticos, bailarinos e estudantes destas áreas que tenham interesse na arte da performance. As aulas acontecem de 07 a 11 de janeiro e de 14 a 18 de janeiro no Salão Céu da Escola de Dança da Funceb, na Rua da Oração, 1, Terreiro de Jesus. Os custo do investimento é R$ xxx e podem participar pessoas acima de 16 anos. Ao final das oficinas haverá um show de encerramento.
As oficinas pretendem estabelecer uma plataforma de experiências e pesquisa para que os participantes possam vir a ter uma diversidade nas ferramentas que serão necessárias para uma presença cênica mais apurada. Geraldo Si explica que trabalha primeiramente com exercícios pra elevar a conscientização do indivíduo no espaço em que ele se encontra. Estes exercícios servem ao mesmo tempo para aquecer fisicamente os participantes.
Em seguida, ele trabalha a presença e a ausência sem sair da cena, como achar intuitivamente as proporções num quadro cênico estando dentro dele, a Pattern (estrutura) sim ou não, a improvisação com ou sem estrutura e a percepção de quando saber qual é o momento de atuar ou deixar que os outros atuem. “A percepção do momento na presença cênica é uma ferramenta primordial para um performer”, afirma o professor e artista.
Informações e inscrições
whatsapp +491737211182
Sobre Geraldo Si - Geraldo Si Loureiro iniciou sua carreira artística nos anos 80, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Foi um dos fundadores do Pantanáliadança, o primeiro grupo independente de dança em MS. Logo após residiu em São Paulo participando de várias produções teatrais e de dança sob a direção de Antônio Abujamra, Gerald Thomas, Penha de Souza, Clarice Abujamra e Renata Mello, entre outros.
Mudou-se para Alemanha no início dos anos 90, para fazer parte, como solista, da companhia Tanztheater Wuppertal sob a direção de Pina Bausch, após um curto tempo em New York onde trabalhou com David Byrd e Zvy Gotheiner.
Em 1996 fundou a companhia de teatro e dança "X.X.Y Theater" onde realizou vários projetos.Paralelo às produções próprias também colaborou com Raimundo Hoghe, e Cocoon Dance, entre outros.
Desde então vem trabalhando, também, com improvisação, impulsionado pelo contacto de vários anos que teve com o indonésio Suprapto Suryodarmo. A partir de seu trabalho de improvisação com músicos, bailarinos e artistas plásticos iniciou o projeto SichtLaut (Ibipio) , no qual o seu trabalho físico com os performer é de máxima importância para o conceito deste projeto.Também iniciou e dirigiu por dez anos a academia de dança de verão –Sommertanz, projeto piloto na Alemanha para jovens de 15 a 19 anos.
Geraldo vem oferecendo workshops para improvisação no Brasil e em vários países da Europa e da Ásia. Atualmente reside em Berlim.