Cultura

Cidades da Espanha comemoram de Reis como se fosse Natal, TASSO FILHO

Alfara del Patriarca comemora Dia de Reis em tradicional desfile “Cabalgata de Reyes”
Tasso Filho , Alfara del Patriarca | 05/01/2019 às 18:23
Cavalgada de Reis com queima de fogos e distribuição de presentes
Foto:


Na noite desse sábado (5) foi comemorado o dia de Reis nas cidades espanholas. A celebração de origem católica comemora a visita dos três rei magos “Belchior, Baltazar e Gaspar” ao menino Jesus na véspera do dia 6 de janeiro. Eles foram guiados até Jesus por uma estrela e levaram presentes como ouro, incenso e mirra.

Na cidade de Alfara del Patriarca, regição metropolitana de Valência, aconteceu um tradicional desfile às 18h30min que se chama de “Cabalgata de Reyes”. O desfile aconteceu na rua que leva a igreja local, de São Bartolomeu. As calçadas estavam completamente lotadas de crianças acompanhadas de seus pais formando um imenso corredor de pessoas.

Segundo a tradição, os reis magos passam distribuindo doces para as crianças que se comportaram e carvão para às que não. Como todos acham que foram bons durante o ano, todas as crianças levam sua própria sacolinha para catar as guloseimas que são jogadas para a multidão. 

O desfile foi composto pela policia local que abriu caminho para os músicos e os reis magos montados em seus cavalos. A festa é incrível e as crianças realmente aproveitam e disputam cada doce jogado pelos reis e pelos outros participantes do desfile. 

    Todos estes, vestidos a caráter e com muita simpatia. A cerimônia durou cerca de 1h e após seu término todos se reuniram na praça da igreja para uma sessão de pedidos e fotos. Depois disso as famílias voltaram para suas casas para tomar um chocolate quente e comer o famoso “Róscon de los Reys” (o doce é coberto por frutas cristalizadas em formato de rosca).

No dia 6, amanhã, é feriado nacional na Espanha e as crianças aproveitam para brincar com seus presentes e tirar a decoração de natal de casa. Essa é uma tradição muito interessante e bonita que os espanhóis matem viva de geração para geração, pois aqui, o dia de reis é mais importante do que o Natal. Vale a pena conhecer. (Tasso Filho)