Cultura

SEPULTADA EM SALVADOR CORPO DA YALORIXÁ MÃE STELLA DE OXÓSSI

Com informações do G1
Com informações do G1 , Salvador | 29/12/2018 às 16:51
Representantes do povo de santo no sepultamento
Foto: Phael Fernandes G1
Mãe Stella de Oxóssi foi enterrada por volta das 11h30 (12h30 de Brasília) deste sábado (29), no cemitério Jardim da Saudade, em Salvador. O corpo da ialorixá, considerada uma das mais importantes do país, foi levado para o local após um cortejo que saiu da Terreiro Ilê Opô Ajonjá, em São Gonçalo do Retiro, pelas ruas do bairro.

Uma multidão participou da cerimônia. Vestidos de branco, como manda a tradição da religião, filhos e filhas de santo do templo religioso liderado pela ialorixá, além de representantes de terreiros irmãos, acompanharam as últimas homenagens.

Enterro de Mãe Stella de Oxóssi, no Jardim da Saudade, em Salvador — Foto: Phael Fernandes/ G1 Enterro de Mãe Stella de Oxóssi, no Jardim da Saudade, em Salvador — Foto: Phael Fernandes/ G1
Enterro de Mãe Stella de Oxóssi, no Jardim da Saudade, em Salvador — Foto: Phael Fernandes/ G1

Ao chegar no cemitério, o corpo de Mãe Stella foi levado para uma das capelas, mas ficou pouco tempo no local, que foi tomado pelos amigos, familiares e admiradores da religiosa. Logo depois, foi iniciada a cerimônia de sepultamento.

A ialorixá foi enterrada ao som dos atabaques e dos cânticos tradicionais do candomblé. Após baixar o caixão, uma tábua de madeira e dezenas de flores foram colocadas sobre ele. E